MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com muita história e belezas naturais, Sumidouro celebra 131 anos de fundação

Fotógrafo da Região Serrana lança olhar sobre principais pontos turísticos do município; confira galeria de fotos

Por Matheus Oliveira
10/06/21 - 08:09
Com muita história e belezas naturais, Sumidouro celebra 131 anos de fundação Com belas paisagens e muitas histórias, Sumidouro completa 131 anos de fundação nesta quinta, 10 de junho | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

As águas do rio Paquequer e a igreja da padroeira ajudam a contar a história de uma das principais cidades da Região Serrana do Rio: Sumidouro. Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, o município comemora 131 anos de fundação.

Sumidouro levou o nome de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição do Paquequer até 1890, quando foi elevada à categoria de cidade e rebatizada com o nome atual, em razão de as águas do rio Paquequer, que correm quase sempre na superfície, "desaparecerem" em um determinado ponto do seu curso.

As águas adentram canais abertos no interior de um bloco calcário (sumidouros), e o Paquequer se torna um rio subterrâneo.

Historicamente, a economia da localidade se restringiu às culturas do café, milho, feijão, batata e outros.

Parte importante da cultura e economia da serra fluminense, Sumidouro é motivo de orgulho para os moradores.

Belas paisagens fazem parte do cotidiano dos moradores de SumidouroBelas paisagens fazem parte do cotidiano dos moradores de Sumidouro | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Para viajar por suas belezas, a reportagem do Portal Multiplix conversou com o fotógrafo João Luccas Oliveira, que por diversas vezes teve o município como palco de seus trabalhos.

O fotógrafo revela que Sumidouro é uma cidade cinematográfica e que suas passagens reservam um roteiro rico em cultura para turistas e moradores.

Entre os cartões postais, João viaja no tempo e destaca as ruínas da linha do trem.

“Eu passo pelo local em que fica a linha do trem e fico imaginando como seria desbravar aquelas estradas no meio daquele cenário maravilhoso. O trem passava pela ponte seca, aonde estão as ruínas, e o entorno nos leva a cenários emblemáticos”, comenta.

A linha do trem, inaugurada em 1886, cortava boa parte do território fluminense, incluindo Nova Friburgo, e ligava Sumidouro ao estado de Minas Gerais. A estação de Sumidouro funcionou até 31 de maio de 1967, quando o ramal foi fechado.

João Luccas cita ainda outros pontos turísticos do município como o túnel de Murineli e a Cascata Conde D'Eu.

Cascata Conde d’Eu é um dos principais pontos turísticos de SumidouroCascata Conde d’Eu é um dos principais pontos turísticos de Sumidouro | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

A Cascata Conde d'Eu é a maior cascata em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura.

Túnel de Murineli é outro cartão postal da cidade da Região SerranaTúnel de Murineli é outro cartão postal da cidade da Região Serrana | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Já o túnel de Murineli fica localizado em um povoado da cidade da serra fluminense.

“Eu ainda me imagino saindo do túnel de Murineli e olhando para a Cascata Conde D'Eu. Como fotógrafo, registrar tanta beleza traz uma sensação única. E Sumidouro já virou um destino de trabalho, porque muitos clientes me pedem para tirar fotos de casamento, por exemplo. E todos eles são unânimes em ressaltar a beleza da cidade”, relata João.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.