MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da Região Serrana são as mais seguras do estado do Rio

Dados são do Altas da Violência de 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Por Redação Multiplix
07/08/19 - 16:16
Cidades da Região Serrana são as mais seguras do estado do Rio Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis são as cidades mais seguras do estado do Rio | Foto: Arquivo/Frank Martins

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, na última segunda-feira, 5 de agosto, os dados do Atlas da Violência de 2019. A pesquisa, que tem o objetivo de fazer um retrato descritivo da violência nas diferentes regiões do Brasil, analisou 310 municípios, com mais de 100 mil habitantes em 2017.

No estado do Rio de Janeiro, segundo informações do Atlas da Violência, a Região Serrana foi selecionada como a menos perigosa do estado. As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis ocupam, respectivamente, os últimos lugares do Rio no índice que registra a taxa estimada de homicídios para municípios com mais de 100 mil habitantes.

Nova Friburgo, em um total populacional de 185.381 pessoas, 15 homicídios foram registrados e outros 17 foram ocultos, ou seja, óbitos que seriam decorrentes de agressões por terceiro ou por consequência de uma ação policial intencional. A taxa de homicídios do município ficou em 17,1 para cada 100 mil habitantes, em 2017.

Em Teresópolis, com população de 176.060 habitantes, 28 homicídios foram registrados, enquanto 2 foram ocultos, mantendo a taxa de homicídios do município em 16,9.

Petrópolis foi considerada a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, com taxa de homicídio estimada em 13,9 para cada 100 mil pessoas.

As regiões Sul e Norte Fluminense, além da Baixada Litorânea e a Região Metropolitana do estado possuíam, em 2017, altos índices de violência letal, e Queimados, na Região Metropolitana, era considerada a cidade mais perigosa do Rio de Janeiro.

O estudo feito pelo Ipea contou, também, com a parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados considerados para a contagem da taxa de homicídio de cada município somam agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.