MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“Brasil, essa é a nossa praia”: Cabo Frio é selecionada para projeto do Ministério do Turismo

Praia do Peró está entre as nove praias escolhidas em todo o Brasil

Por Mateus Marinho
01/12/21 - 09:42
“Brasil, essa é a nossa praia”: Cabo Frio é selecionada para projeto do Ministério do Turismo Praia do Peró possui 7,2 km de extensão e selo Bandeira Azul | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi selecionada para participar do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem como objetivo desenvolver atividades de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade.

Além de Cabo Frio, outras oito cidades foram escolhidas para participar do programa: Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Osório (RS).

A praia cabo-friense contemplada foi a Praia do Peró, no bairro de mesmo nome. A praia possui 7,2 km de costa, além de ostentar o selo de certificação internacional Bandeira Azul e está inserida no Parque Estadual da Costa do Sol e Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil.

Para a definição dos escolhidos, a chamada pública levou em consideração os seguintes critérios: participarem do Programa Investe Turismo, preencherem o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) e possuírem um plano de Gestão Integrada da Orla (PGI).

Outros pontos a serem observados durante o processo classificatório foram a certificação de praias como o programa “Bandeira Azul” 2021/2022 e possuir unidade (s) de conservação em toda a extensão da Orla.

“Sabemos do enorme potencial do Brasil no segmento de Turismo Náutico e, por isso, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações em toda a região de orla do nosso país. Precisamos estar prontos para a retomada completa de nossas atividades e este projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do setor, além de focar na preservação ambiental”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os nove municípios foram selecionados de uma lista de 16 que tiveram sua candidatura homologada e são das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, com exceção da região Norte, que não teve suas vagas preenchidas.

Os municípios selecionados fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro; nas categorias A, B e C; e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, desenvolvido pelo governo federal. É uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local.

Os municípios, a partir da aplicação da metodologia do Projeto Orla, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefício socioeconômico para os destinos turísticos, que incorporam normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.