Banco de sangue de Teresópolis está em estado crítico
Enquanto o Hemonúcleo da cidade está em reforma, doações devem ser feitas no Hospital São José

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, anunciou que está, nesta semana, com o estoque de sangue da cidade em estado crítico e necessita de doações de todos os tipos sanguíneos.
Historicamente, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, há uma diminuição nas doações de sangue, devido ao fato das pessoas estarem envolvidas com outras atividades como as festas de final de ano, férias escolares, formaturas, férias de trabalho e outros eventos.
Divulgação do estado do banco foi feito nesta terça-feira, 14 | Arte: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis
Como doar
Para doar basta ir ao Hospital São José, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia, exceto nos feriados, com um documento com foto.
É preciso seguir as seguintes orientações:
Não é necessário estar em jejum;
Evitar alimentos gordurosos 3 horas antes;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Ter idade entre 15 e 69 anos;
Pesar acima de 50 quilos.
Para os doadores frequentes, é necessário ter intervalo mínimo entre uma doação e outra, que é de dois meses para homens e três para mulheres.
Obras no Hemonúcleo
O Hemonúcleo da cidade está em obras desde janeiro de 2021 para readequação e modernização dos equipamentos.
No último dia 30 de novembro, o prefeito Vinicius Claussen e secretários estiveram fiscalizando o local onde estão sendo construídos dois novos sanitários masculino e feminino, e um adaptado para pessoa com deficiência.
Além disso, estão sendo substituídas bancadas, cubas e feitas as instalações de armário, troca geral das instalações elétricas, incluindo colocação de alarme para sanitário PCD, nova forração e colocação de revestimento cerâmico nas paredes das salas da área técnica, além das correções de pontos de infiltração, colocação de piso tátil nas áreas externa e de espera.
A pintura geral da unidade também será realizada. De acordo com o Executivo, a reforma da unidade deve terminar no próximo ano.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.