MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo divulga plano de ação ambiental para a alta temporada

Município conta com efetivo de 70 homens, drone e sete veículos; WhatsApp foi disponibilizado para denúncias

Por Vinícius Pereira
29/12/21 - 11:32
Arraial do Cabo divulga plano de ação ambiental para a alta temporada Fiscalização abrange área das praias e Lagoa de Araruama | Foto: Vinícius Santos

A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, divulgou o plano de ação ambiental para o período da alta temporada. Para a atuação, o município conta com um efetivo de 70 homens, um drone, três carros, duas motos e dois barcos.

As atividades, que já estão em andamento, são coordenadas pela secretaria do Ambiente e Saneamento. De acordo a pasta, o planejamento foi iniciado em setembro e levantou os pontos considerados críticos com necessidade de maior presença das equipes de fiscalização, incluindo a Lagoa de Araruama.

A estrutura conta também com equipamentos de combate a incêndio, primeiros socorros, captura de animais peçonhentos e silvestres, e de visão noturna.

Ordenamento

Em conjunto com a APA - Área de Proteção Ambiental de Massambaba, a secretaria de Meio Ambiente realizou o ordenamento da Praia do Pneu, Ponta da Alcaíra, Lagoa Vermelha e do ponto de visitação na Praia Grande, próximo à Rebeche.

Está sendo feito um trabalho de conscientização com os donos de bugres e quadriciclos, com orientação referente ao acesso à areia da praia e vegetação.

Também foram realizadas reuniões com associações de quiosqueiros da Praia do Forno e das Prainhas do Pontal do Atalaia com o objetivo de organizar as práticas de turismo nestes locais.

Segundo a prefeitura, a ação inclui, ainda, a colocação de placas informativas com condições de uso das praias e de áreas de preservação ambiental e a campanha para não alimentação de aves.

Ao todo, 70 agentes estarão nas praias para coibir crimes ambientais Ao todo, 70 agentes estarão nas praias para coibir crimes ambientais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Regras para uso das praias

A cartilha 'Critério de Uso das Praias' foi lançada e apresentada ao trade turístico de Arraial do Cabo em novembro. O documento tem como base a lei 2.348 que trata do tema.

São pelo menos 50 itens com regras que envolvem o poder público, trade turístico, turistas e a população. A fiscalização é de responsabilidade das secretarias de Segurança Pública e do Ambiente. As novas regras já estão em vigor

A cartilha está disponível neste link.

WhatsApp para denúncias

Devido ao período de alta temporada na cidade, as equipes reforçam a importância da participação coletiva para fiscalizar as ocorrências dos crimes ambientais.

Para fazer qualquer denúncia, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (22) 99936 1255.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.