MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Armação dos Búzios tem fim de semana de caos com chuvas fortes e deslizamentos

Arraial e Cabo Frio foram menos afetadas; veja a previsão do Inmet para os próximos dias

Por Rômullo Espíndola
15/01/24 - 11:26
Armação dos Búzios tem fim de semana de caos com chuvas fortes e deslizamentos Muro desabou no caminho que leva ao ponto turístico Pai Vitório, em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Assim como em quase todo estado do Rio, principalmente a capital, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, está em período de alerta por causa das fortes chuvas desse fim de semana.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil atendeu a diversas ocorrências no sábado, 13, e no domingo, 14.

Na Praia do Canto, próximo a famosa rua da Pedras, uma estrutura de metal que estava no local desmoronou com a força da enxurrada. Chamou a atenção, o rio de esgoto que se abriu e foi despejado na praia.

A cena foi flagrada por moradores que passavam pelo lugar durante à noite do sábado, 13.

Já no domingo, 14, parte da rua, calçada e muro do condomínio Don Diogo no Arpoador da Rasa desabaram após a forte chuva.

De acordo com o governo municipal, a estrutura colapsou sobre duas residências, levando a Defesa Civil a interditar a área devido ao risco em potencial de novos deslizamentos.

A Defesa Civil alertou para a possibilidade de continuidade de chuvas moderadasA Defesa Civil alertou para a possibilidade de continuidade de chuvas moderadas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Ainda de acordo com a prefeitura, mais de dez residências foram notificadas e seus moradores foram prontamente retirados de suas casas devido ao solo encharcado. A atuação foi conjunta entre Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Obras e Secretaria de Serviços Públicos.

A Defesa Civil ressaltou a importância da ação rápida diante das condições climáticas adversas, e alertou para a continuidade da possibilidade de chuvas moderadas ao longo do dia: “A Prefeitura de Búzios está empenhada em garantir a segurança da população e tomará as medidas necessárias”.

Cidades vizinhas menos afetadas

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que não foram registradas ocorrências em função das chuvas e aproveitou o momento de alerta para lembrar a população que é preciso redobrar o cuidado nessa época do ano:

Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol. Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea. Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina. Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo.

Em Cabo Frio, a prefeitura informou que o município não registrou grandes ocorrências em decorrência da chuva no fim de semana.

O distrito de Tamoios foi o mais atingido, sendo registrados vários pontos de alagamento. O índice pluviométrico foi de 78mm, em 24h, em Tamoios, e 24mm, em Cabo Frio.

Ainda de acordo com o Executivo, a Defesa Civil recebeu oito solicitações, em Tamoios, todas sem gravidade.

De acordo com a prefeitura, a previsão é de ocorrência de chuva, no fim da tarde desta segunda, 15.

Previsão para os próximos dias

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de tempo nublado, com chuvas isoladas em toda Região dos Lagos, podendo haver baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades que possuem tais áreas de risco.

Para esta segunda-feira, 15, a mínima é de 26°C e a máxima é de 28°C, em Búzios.

Em Arraial os termômetros devem marcar mínima de 25°C e máxima de 36°C.

Já em Cabo Frio, as temperaturas vão ficar entre 25°C e 35°C durante todo o dia, conforme divulgou o instituto.

Céu amanheceu com bastante nuvens em Cabo Frio nesta segundaCéu amanheceu com bastante nuvens em Cabo Frio nesta segunda | Foto: Rômullo Espíndola

Na terça-feira, 16, Búzios deve registrar novamente temperaturas entre 26°C e 28°C. Enquanto Arraial do Cabo os termômetros vão subir. A mínima deve ser de 25°C e máxima de 38°C.

Em Cabo Frio, a previsão é de temperaturas entre 24°C e 36°C.

A semana segue a tendência de chuvas isoladas na quarta-feira, 17, com Búzios mantendo as temperaturas entre 26°C e 28°C. Arraial do Cabo deve marcar em torno de 25°C e 37°C.

Já Cabo Frio mantém o clima mais quente com a previsão ficando entre 24°C e 37°C.

As prefeituras solicitam que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.

O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado em casos mais extremos pelo 193.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.