MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

127 anos de história: Teresópolis celebra aniversário nesta sexta-feira

A cidade comemora a data de emancipação do município de Magé

Por Matheus Oliveira
06/07/18 - 12:16
127 anos de história: Teresópolis celebra aniversário nesta sexta-feira |

Referência e uma das mais bonitas da Região Serrana, Teresópolis celebra nesta sexta-feira, dia 6 de julho, os 127 anos de sua emancipação repleta de história para contar e belezas a serem visitadas.

As terras que hoje integram o território teresopolitano encantaram a Família Real em suas visitas à região. As primeiras descrições da cidade foram feitas em 1788  pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a Serra e também a Cascata do Imbuí.

Teresópolis foi inicialmente uma fazenda-modelo em terras adquiridas pelo português George March. A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant'Ana do Paquequer e gerou o primeiro povoado importante, ligando o caminho da Corte à província de Minas Gerais, desenvolvendo a agricultura, a pecuária e o turismo da região. Servia ainda como local de repouso para os comerciantes que vinham de Minas Gerais. Em 6 de julho de 1891, o governador do Rio de Janeiro na época, Francisco Portella, elevou o local à condição de município, emancipando-a de Magé. O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina, mulher do Imperador D. Pedro II.

A área do município é de 770,60 quilômetros quadrados com uma população de 174.587 habitantes (de acordo com dados do IBGE de 2016) e temperaturas médias de anuais de 17ºC.

Entre seus principais pontos turísticos estão o Dedo de Deus, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Pedra da Tartaruga, a Fonte Judith e a Igreja de Santa Tereza.

A cidade da Região Serrana, abriga ainda a Granja Comary, Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de futebol, que utiliza o espaço para se preparar para grandes torneios como Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas. Daquela época até os dias atuais, Teresópolis continua atraindo visitantes e novos moradores.

Fonte d’água histórica é muito procurada por teresopolitanos e turistas.Fonte d’água histórica é muito procurada por teresopolitanos e turistas. | Amanda Tinoco


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.