MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabia que Nova Friburgo tem uma editora de livros?

Editora friburguense In Media Res publica livros com foco em autores nacionais

Por Sara Schuabb
03/01/19 - 16:21
Você sabia que Nova Friburgo tem uma editora de livros? Foto: Banco de Imagem

Se você ainda se considera um escritor anônimo, mas tem uma obra literária envolvente, uma crônica, um conto, poema ou uma dissertação interessante que mereça ganhar vida nas páginas de um livro, saiba que em Nova Friburgo há uma editora lhe esperando. A ideia de publicar livros surgiu há cerca de um ano, quando a escritora e tradutora Ana Beatriz Manier, com experiência no mercado editorial carioca há 18 anos, convidou a livreira e dona da Livraria Sabor de Leitura, Amanda Lobosco, para abrir a editora In Media Res, pois ambas acreditavam que havia talentos literários em Nova Friburgo, e na região, para concretizar produções literárias.

“Começamos com três títulos lançados na Festa Literária de Nova Friburgo - FLINF 2017. Os romances “Te ajudarei a ir se quiseres”, de Ana Beatriz Manier; “Diassados”, de André Rezende; e o de poemas, “Canção de mulher que virou barco”, de Iracema Macedo. Foi muito gratificante”, diz Ana Beatriz Manier.

Lançamento do livro Pílulas para Respirar, de Rosana Misiara, na Livraria Vila, em São Paulo. Da esquerda para direita,  André Rezende,  Amanda Lobosco, Ana Beatriz Manier, Maria Bitarello e, sentada, Rosana Misiara.Lançamento do livro Pílulas para Respirar, de Rosana Misiara, na Livraria Vila, em São Paulo. Da esquerda para direita, André Rezende, Amanda Lobosco, Ana Beatriz Manier, Maria Bitarello e, sentada, Rosana Misiara. | Foto: Divulgação/Editora In Media Res

Em um ano, a editora publicou oito títulos de literatura, três teses e está com 10 livros para sair até junho de 2019. De escritores friburguense, a editora destaca o romance de Manuel Carlos, “Terapia de um sequestro”, que traz um relato dramático sobre o impacto de um crime brutal ao longo de toda a vida de uma vítima, e a obra infantil de Catherine Beltrão, que é uma história entre avó e neta, “Os sessenta anos de um urso e um palhaço”.

Quanto aos requisitos para quem deseja publicar um livro, Amanda orienta sobre os pontos avaliados: o principal é se a produção tem qualidade literária, seguida da coerência de ideias e escrita coesa. Outro fator importante é que o trabalho de edição não fica só por conta da editora, o autor também precisa ter disposição para trabalhar o próprio livro.

“Fazemos uma leitura preliminar, vemos se o texto é bom, bem escrito, se precisa de acertos. Não lançamos livros que não tenham qualidade narrativa, mesmo que façam parte de um projeto particular do autor. Também damos sempre um parecer. Se negamos o original, dizemos porque razão. Se achamos que o livro precisa de ajustes, indicamos onde eles precisam ser feitos”, diz.

Quanto ao custo de lançar um livro, segundo a editora, não há uma tabela fixa, todo o trabalho a ser desenvolvido durante a publicação é avaliado, incluindo os gastos com a gráfica. Para os autores iniciantes, é possível fazer pequenas tiragens. “O custo para publicação depende do número de páginas, se tem fotos e do quanto será necessário para editá-lo e revisá-lo, e, também, do trabalho do autor. Há autores que já tem uma trajetória literária formada e que os caminhos de venda já estão abertos. Para esses autores, temos condições de fazer mais de uma proposta”, diz Ana Beatriz.

Depois da produção entregue pelo autor, a editora faz a revisão e o acompanhamento com a gráfica. Também é analisado o posicionamento da obra no mercado.

“O trabalho de lançar um livro pode ser custoso, mas vale a pena. Inscrevemos nossos autores em prêmios, enviamos seus livros para resenhistas e blogueiros. Fazemos sorteios e divulgamos nas nossas mídias. Não ficamos parados. Alguns livros são mais indicados para venda em livrarias, físicas ou virtuais, e têm potencial para distribuição através de nossa rede; outros, são próprios para vendas em eventos e palestras ministradas pelo próprio autor, pois têm público muito específico”, explica Amanda Lobosco.

Como próximos lançamentos, estão previstos “Do que são feitas as estrelas”, de Janaina Melman, de Teresópolis, e “Coisas que viram outras”, de Ninfa Parreiras, de Minas Gerais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.