Coronavírus: “Nos EUA, as medidas são preventivas”, diz friburguense que vive em Nova York
Estudante fala sobre o que mudou na rotina com o covid-19; Estados Unidos está entre os dez países com mais casos confirmados

Na lista dos dez países com mais casos de coronavírus no mundo está o Estados Unidos, em oitava posição, com 1.701 casos confirmados e 40 mortos, de acordo com a última atualização do Departamento de Saúde do país.
Para começar a frear a disseminação da doença, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou na quarta, 11, a suspensão de todos os voos vindos da Europa para o país. A iniciativa começou a valer nesta sexta, 13, e segue por, ao menos, 30 dias.
No estado de Nova York, no leste dos EUA, os casos do covid-19 subiram de 112 para 328, entre quarta e quinta, sem nenhum óbito registrado. Dessa forma, o governador Andrew Cuomo, suspendeu todos os eventos que reúnam mais de 500 pessoas, até mesmo os espetáculos da Broadway. A medida, porém, não inclui ainda escolas, hospitais, lares para idosos e meios de transporte em massa.
Apesar disso, na cidade de Nova York, o clima ainda é tranquilo, segundo a friburguense Marcella Winter, que mora no local. A doutoranda em Educação Internacional disse ao Portal Multiplix que, mesmo com os poucos casos, o município já está adotando medidas preventivas, inclusive a universidade em que estuda. Contudo, as autoridades reforçam que são apenas ações de cuidado e contingenciamento, muitas delas já utilizadas em situações críticas como nevascas.
Confira o relato no vídeo abaixo.