MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vai viajar? Conheça os principais destinos do interior do estado do Rio em 2019

Território fluminense é repleto de opções para quem possui como meta viajar nesta temporada

Por Matheus Oliveira
11/01/19 - 12:30
Vai viajar? Conheça os principais destinos do interior do estado do Rio em 2019 As belas paisagens do Country Club são um dos destinos mais visitados por quem vai a Nova Friburgo | Foto: João Luccas Oliveira

Com a chegada do ano de 2019, muitas pessoas já começam a planejar o ano e, em muitas dessas metas estão um plano de viagem em algum momento da temporada. Esses viajantes escolhem ir para outros estados e até para o exterior. Entretanto, sem precisar ir muito longe, no próprio estado do Rio de Janeiro, existem muitas opções de destinos com pontos turísticos históricos e belezas naturais para curtir aquela viagem tão esperada.

Região Serrana

- Petrópolis

O Museu Imperial foi a casa de verão de Dom Pedro II e hoje possui artigos do império brasileiroO Museu Imperial foi a casa de verão de Dom Pedro II e hoje possui artigos do império brasileiro | Foto: Divulgação/Museu Imperial

Na serra fluminense, um dos principais destinos é a Cidade Imperial, que, com importante construções históricas, atrai turistas de todo o Brasil. Além disso, Petrópolis conta com o clima ameno e contato com a natureza.

A cidade foi fundada por Dom Pedro I e até hoje preserva construções do tempo do império, como o Museu Imperial, antigo Palácio de Verão de Dom Pedro II. O edifício neoclássico é cercado por belos jardins, com várias espécies de árvores e flores vindas de todas as partes do mundo. No acervo estão peças ligadas à Monarquia Brasileira, como mobiliários, documentos, obras de arte e objetos pessoais da família imperial.

- Teresópolis

A cidade de Teresópolis oferece belas paisagens da serra fluminenseA cidade de Teresópolis oferece belas paisagens da serra fluminense | Foto:Reprodução/Portal Multiplix

Outra cidade que atrai visitante é Teresópolis, que, além do clima da serra e construções históricas, abriga polos comerciais e culturais como a Feirinha do Alto.

Localizado logo na entrada de Teresópolis e na divisa com Guapimirim, o Mirante do Soberbo é um ponto turístico obrigatório por quem passa pela região. Do local é possível observar o Dedo de Deus, um dos cartões-postais da cidade. Além disso, pode-se avistar o Escalavrado, a Cabeça de Peixe, parte da Serra dos Órgãos e a Baía de Guanabara. Próximo ao local estão o Terminal Turístico Tancredo Neves, a Praça “Senta a Pua” (que homenageia nossos combatentes da Segunda Guerra Mundial) e o monumento à Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Entre os destaques estão a Granja Comary, o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira e local de preparação da equipe canarinho para competições como Copa América, Olimpíadas e Copa do Mundo. O CT fica localizado no bairro Comary e os visitantes podem apreciar a bela paisagem do local. A Granja Comary possui 149 mil m², com 8,5 mil m² de área construída, tendo sido inaugurada em 1987.

Além disso, quem quiser contato com a natureza pode visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que possui o intuito de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

- Nova Friburgo

A pedra do Cão Sentado é um dos principais pontos turísticos de Nova FriburgoA pedra do Cão Sentado é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo | Foto: João Luccas Oliveira

Em Nova Friburgo, o turista poderá conhecer locais que oferecem contato com a natureza e localidades históricas. Entre eles está o Nova Friburgo Country Club, antiga residência do Barão de Nova Friburgo, no Parque São Clemente, em uma área de 225m², parte deles projetados pelo paisagista francês Glaziou. Parte do clube é aberto à visitação, na qual o turista pode realizar uma caminhada, passear pelos jardins do local e contemplar a fachada da antiga casa do Barão.

Já o Cão Sentado está localizado em uma área de 65 mil metros quadrados, possui uma pequena área de preservação da Mata Atlântica, sendo um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo e símbolo da cidade.

O monumento fica na estrada que liga a cidade a Bom Jardim (RJ 116) e tem a formação rochosa que lembra a de um cão de guarda, com 111 metros de altura. A Praça do Suspiro oferece diversas opções gastronômicas e é onde fica o teleférico da cidade.

Região dos Lagos

- Cabo Frio

Parque das Dunas é uma das atrações para quem visita Cabo FrioParque das Dunas é uma das atrações para quem visita Cabo Frio | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sendo a maior economia da Região dos Lagos, a cidade de Cabo Frio tornou-se um importante polo turístico do estado. Ela é famosa por suas praias de águas cristalinas e dunas de areia branca em cenários de tirar o fôlego.

Entre os locais preferidos dos visitantes, estão o Parque das Dunas, uma área de preservação ambiental com dunas de areia e cenário paradisíaco. E também a Praia das Conchas, que como o próprio nome diz, possui conchas de variados tamanhos e formatos. Com águas calmas e praticamente sem ondas, é excelente para crianças.

- Búzios

A orla Bardot, em Búzios, faz referência a ex-atriz francesaA orla Bardot, em Búzios, faz referência a ex-atriz francesa | Foto: Divulgação/Sérgio Quissak(Prefeitura de Búzios)

O sofisticado balneário que arrasta turistas do Brasil e do exterior, com grande número de sul-americanos e que encantou Brigitte Bardot nos anos 60, é repleto de opções. Entre elas, a famosa Rua das Pedras, com restaurantes e lojas de diversas grifes famosas.

A Orla Bardot é ideal para caminhadas e possui ainda as estátuas de Brigitte Bardot, Juscelino Kubitschek e dos Três Pescadores. Outras atrações são as belas praias como a Ferradurinha, Tartaruga e Geribá.

- Arraial do Cabo

As belas praias de Arraial do Cabo atraem turistas de todo o BrasilAs belas praias de Arraial do Cabo atraem turistas de todo o Brasil | Foto: Banco de Imagem

Arraial do Cabo é conhecida por suas belas praias com água limpa e paisagens que encantam qualquer um seja morador ou visitante. Além disso, a cidade reúne características como dunas de areia branca e vegetação de restinga.

Os passeios de barco e os mergulhos são atrações do município, assim como a Igreja de Nossa Senhora dos remédios, uma das primeiras do Brasil, datadas de 1503 e localizada na Praia dos Anjos.

Costa Verde

- Paraty

As construções históricas de Paraty dão um charme a mais para a cidade da Costa VerdeAs construções históricas de Paraty dão um charme a mais para a cidade da Costa Verde | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Patrimônio Histórico da Humanidade, Paraty é um dos locais mais bonitos do território fluminense. Entre seus pontos turísticos estão o Centro Histórico, que possui construções coloniais, são preservados e possui diversos estabelecimentos comerciais. Além disso, a Festa Literária de Paraty e Casa de Cultura são outros atrativos da cidade.

- Ilha Grande

Ilha Grande é famosa por suas belezas naturaisIlha Grande é famosa por suas belezas naturais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O distrito de Angra dos Reis possui uma bela região costeira e permite contato com a natureza em locais como Gruta do Acaiá, Cachoeira da Feiticeira e Lagoa Azul.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.