'VisiteFriburgo': perfil nas redes sociais compartilha curiosidades sobre a bela cidade da Serra Fluminense
A página no Instagram foi criada em 2017 pelo guia de turismo, Helinton Dias, e conta com mais de 30 mil seguidores
Com qual olhar você vê Nova Friburgo? O guia de turismo, Helinton Dias, de 43 anos, responde essa pergunta com diversas curiosidades sobre a cidade da Serra Fluminense compartilhadas por meio de um perfil na internet: o 'VisiteFriburgo'.
Fotos e vídeos publicados nas redes sociais contam a história de Friburgo, mostrando diferentes locais do município, como uma tranquila vila no Centro ou um local que teria sido o muro dos escravizados.
Ao Portal Multiplix, Helinton contou que o projeto começou em 2017, “com a ideia de um tipo de catálogo online para o setor de turismo”:
Felizmente, evoluiu para o foco mais direcionado à fotografia e vídeo, onde eu consigo mostrar a minha visão de Nova Friburgo e suas belezas.
Estrada da torre no bairro Cascatinha, um dos lugares preferidos do guia de turismo em Friburgo | Foto: Helinton Dias
O processo de criação do material publicado contém muita pesquisa e até compartilhamento de conhecimentos com outros estudiosos da história friburguense.
Além disso, ele conta que a produção precisa de um tempo para ser feita:
Os conteúdos de vídeos são planejados com uma semana de antecedência ou menos. Eu vejo o que eu gosto e se me cativa eu crio.
Com narrações bem explicativas, Helinton ilustra seus vídeos com imagens ligadas ao tema apresentado, mas nem sempre a execução é rápida:
O trabalho mais difícil foi o mini documentário sobre o rio Cônego. Foram alguns meses para poder produzir e conseguir as entrevistas.
O documentário mencionado tem um pouco mais de sete minutos e conta com entrevistas que complementam o conteúdo. O vídeo ainda chama a atenção para a importância e beleza do rio Cônego.
O trabalho do guia de turismo também está ligado aos seus próprios gostos:
O vídeo que eu mais gostei de fazer foi relacionado à origem da palavra Friburgo. A linguística é um tema que eu amo, então casou muito bem.
Os conteúdos são compartilhados em três diferentes redes sociais do 'VisiteFriburgo', somando ao todo mais de 40 mil seguidores.
De acordo com o Helinton, o "vídeo de maior impacto com o público" foi o que tratou da origem do nome do Pico da Caledônia, que teve como referência um artigo da professora Leyla Lopes Melo. Confira:
Os vídeos e fotos do criador do 'VisiteFriburgo' ganharam espaço em dois sites próprios, um oficial da página, que ganhou espaço nas redes sociais, e outro em que Helinton vende as fotografias feitas pela cidade.
Uma publicação em seu perfil destacou a intenção de produzir esse tipo de conteúdo na internet:
O objetivo com esse perfil não é apenas deixar Nova Friburgo mais conhecida, mas também incentivar, em quem vive aqui, o amor e orgulho por nosso lar.
Para quem se interessou em conhecer os trabalhos dele, basta acessar as suas páginas no Instagram e Facebook.
O criador do 'VisiteFriburgo'
Helinton Dias tem 43 anos, é guia de turismo e natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Helinton Dias chegou em Nova Friburgo aos nove anos de idade | Foto: Arquivo Pessoal
Ele veio para Nova Friburgo aos nove anos de idade em 1989, quando seu pai, que é friburguense, decidiu voltar à cidade.
Com o 'VisiteFriburgo', Helinton afirma que aprendeu a amar o município onde vive e também a fotografia de paisagens e natureza.
O guia de turismo faz questão de deixar claro o seu carinho pelo município nas redes sociais:
Minhas fotos são também uma forma de render todas as homenagens para esse município grandioso, que encanta todos que guardam no seu coração o amor por esse lugar mágico na Serra Fluminense.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!