MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Por que não neva em Friburgo? Especialista explica os motivos, mas não descarta a possibilidade

Apesar do frio intenso, muitos friburguenses se perguntam o que poderia causar esse fenômeno

Por Redação Multiplix
24/08/20 - 13:00
Por que não neva em Friburgo? Especialista explica os motivos, mas não descarta a possibilidade Pico do Caledônia, em Nova Friburgo, coberto pela neblina | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

A frente fria registrou temperaturas abaixo do 9ºC no fim de semana na serra. Nova Friburgo, por exemplo, teve clima frio e umidade baixa. Mas, por que então não nevou na cidade? De acordo com os meteorologistas, o fenômeno depende de dois fatores para acontecer.

Mesmo com o frio intenso e a umidade baixa, Nova Friburgo é uma cidade alta e a formação de neve depende, além da temperatura muito baixa e da alta umidade, da latitude, das correntes marítimas e da interação do clima local com outras regiões mais próximas.

“A onda de frio que chegou ao Brasil, fez nevar em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina porque lá as temperaturas caíram abaixo de 0ºC e tinha muita instabilidade. Apesar de a temperatura ter caído de forma significativa em Nova Friburgo, enquanto o tempo estava instável, a menor temperatura foi de 9ºC e o ar mais seco não permite neve”, explicou a meteorologista do Climatempo, Fabiana Weykamp, em um vídeo enviado ao Portal Multiplix. (confira no fim da reportagem)

A cidade está situada em uma Zona Tropical, o que torna o local mais quente, devido a atmosfera estar nos seus níveis mais altos do que em relação as zonas temperadas.

Mas você sabia que por volta de 1930 pode ter nevado em Nova Friburgo?

Há relatos de moradores, passados de pais para filhos, que afirmam ter visto neve em locais mais frios, como no Pico do Caledônia e em Macaé de Cima, por exemplo. Mas, não há provas científicas para confirmar essas histórias. Há quem diga que o fenômeno registrado naquela época tenha sido uma forte geada ou uma chuva congelada.

Nova Friburgo também está muito próxima de regiões quentes, como a Baixada Fluminense e a Região dos Lagos. O município está a 23 km de distância (em linha reta) de Cachoeiras de Macacu e isso dificulta mais a formação das nuvens de neve, de acordo com a meteorologista.

Ela revela que é por isso que Teresópolis e Petrópolis também não nevam, mesmo apresentando temperaturas abaixo de zero, ainda mais na Serra dos Órgãos. O clima mais seco registrado em Nova Friburgo também influência na dificuldade para a formação dos flocos de neve que precisam de bastante umidade.

O aquecimento global e a urbanização praticamente impossibilitam a neve nas áreas baixas de Nova Friburgo, porém, em locais mais altos como no Parque Estadual dos Três Picos e Pico do Caledônia, por exemplo, existe uma rara possibilidade de nevar um dia, mas em pouca quantidade, ainda de acordo com informações da meteorologista e de outros especialistas.

Confira o vídeo completo da meteorologista Fabiana Weykamp:

Vem mais frio por aí

A previsão do Climatempo indica que a partir desta segunda-feira, 24, são esperadas temperaturas próximas a 5 graus na região central/rural de Friburgo, e no topo do Parque Estadual dos Três Picos/Caledônia, poderá registrar entre -3 e -5ºC, caso não tenha muita nebulosidade.

A previsão do tempo completa pode ser conferida no link.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.