MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Top 10 no estado: Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios estão entre as cidades mais procuradas por estrangeiros

Ranking da Fecomércio aponta os principal destinos, impressões e motivos das viagens desses turistas

Por Rômullo Espíndola
19/04/23 - 15:56
Top 10 no estado: Cabo Frio, Arraial e Búzios estão entre as cidades mais procuradas por estrangeiros Cabo Frio é a cidade mais procurada da Região dos Lagos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quando o assunto é viajar, nada como escolher aquele lugar perfeito. No estado do Rio, algumas cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, estão entre as preferidas dos turistas estrangeiros. É o que mostra o levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.

Divulgado no início desta semana, o ranking indica os principais destinos procurados pelos visitantes dentro do estado, além de apontar impressões de prós e contras ao visitar cada cidade. A lista ainda aponta os maiores motivos para as viagens.

De acordo com o instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio, os dados foram levantados por meio de entrevistas na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, onde aproximadamente 866 turistas estrangeiros foram ouvidos, entre 7 e 14 de março deste ano.

Ainda de acordo com a Fecomércio, a pesquisa constatou que o tempo médio que os visitantes estrangeiros permanecem no Rio é de dez dias, destino que não é considerado caro pela maioria dos entrevistados (74,5%).

Confira abaixo a lista das cidades mais procuradas

  • 1ª - Rio de Janeiro

  • 2ª - Angra dos Reis

  • 3ª - Cabo Frio

  • 4ª - Paraty

  • 5ª - Macaé

  • 6ª - Petrópolis

  • 7ª - Niterói

  • 8ª - Arraial do Cabo

  • 9ª - Mangaratiba

  • 10ª - Armação dos Búzios

Segundo o consultor da presidência da Fecomércio, Otávio Leite, que apresentou os dados na última segunda-feira, dia 17, o perfil dos entrevistados na pesquisa respeitou a proporcionalidade do destino de procedência dos turistas:

As entrevistas obedeceram a uma amostra muito fiel da representatividade por continentes: 60% são sul-americanos, a maioria de argentinos; 25% da Europa, e é muito estratificado entre os países; outros 15% da América do Norte.

A pesquisa mostrou ainda que entre os principais motivos para viagem estão:

  • 'Lazer/ passeio' como o principal, com 83,4%

  • 'Negócios/ trabalho', com 11,3%

  • 'Outros motivos', com 5,3%

Lazer vem seguido de trabalho entre os motivos de viagemLazer vem seguido de trabalho entre os motivos de viagem | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Conforme relatado pelo instituto, por meio de 'nuvens de palavras', a pesquisa também divulgou as percepções do turista, positivas e negativas.

O que eles gostam

Entre os pontos positivos para visitar o estado estão: clima, comida, praias, pessoas e paisagens.

O que afasta o turista

Os pontos negativos na visão dos turistas são: sujeira, trânsito, moradores de rua, insegurança e o idioma.

Também foi divulgado um número que aponta quais as formas mais escolhidas pelos turistas para se hospedarem no estado.

O raio-X do turismo internacional do Rio coloca os hotéis em primeiro lugar (escolhidos por 64,4% dos entrevistados), seguido das pousadas (20,7%).

A apresentação dos números foi feita na Sala do Conselho da Fecomércio, no Flamengo, Zona Sul do Rio, evento que contou com a presença da secretária municipal de Turismo Daniela Maia, além de representantes do Ministério do Turismo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.