MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Planejamento para o verão: ônibus de turismo não poderão entrar em Búzios a partir de dezembro

Medida divide opiniões entre profissionais do turismo que trabalham na cidade

Por Vinícius Pereira
22/11/21 - 14:10
Planejamento para o verão: ônibus de turismo não poderão entrar em Búzios a partir de dezembro Moradores e turistas precisam ter paciência no transito de Búzios durante a alta temporada | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A alta temporada se aproxima e é justamente nesse período que o município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, registra muitos problemas de mobilidade, com um trânsito caótico todos os anos.

Pensando em diminuir esses transtornos, a prefeitura anunciou novas medidas de ordenamento para o verão 2022. Entre elas, ficou decidido que os ônibus de turismo estarão proibidos de entrar na cidade a partir do dia 1º de dezembro. A decisão dividiu opiniões entre os profissionais da área.

O objetivo da intervenção é desafogar o trânsito na avenida José Bento Ribeiro Dantas, a principal da cidade. A questão está sendo tratada com prioridade, principalmente em função do maior fluxo compreendido entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro.

Essa decisão foi tomada após a reunião entre o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e representantes da Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar e algumas secretarias, como a de Segurança e Ordem Pública.

Quem precisa pegar a via sente na pele a confusão que se torna o trânsito na cidade já no fim do ano. Silo Marinho passa pela avenida todos os dias. Ele conta que no verão a situação piora muito.

“Na alta temporada, Búzios fica um caos só. A cidade tem apenas uma entrada e ainda é pista de mão única, muito estreita. As vans param fora dos locais corretos e os ônibus estacionam a todo momento para embarque e desembarque de passageiros. Com tudo isso, o trânsito fica ruim demais. Teve um dia que levei 1h45 para ir da Tartaruga até a Caixa Econômica, em Manguinhos. Geralmente, faço esse percurso em 50 minutos”, afirmou Marinho.

Novo estacionamento para os ônibus de turismo

O município divulgou que um terreno na Rasa, que fica ao lado da Faetec, está sendo preparado para receber esses ônibus. Ainda segundo o município, futuramente, a nova rodoviária da cidade será construída no mesmo local, com estacionamento direcionado para a alta temporada. O projeto já existe, mas a data de início das obras ainda não foi divulgada.

Atualmente, mediante uma autorização da secretaria de Turismo, os ônibus entram na cidade apenas para deixar os passageiros, voltando para a área destinada ao estacionamento, fora do perímetro urbano.

Na baixa temporada, congestionamentos já são registrados na principal avenida da cidadeNa baixa temporada, congestionamentos já são registrados na principal avenida da cidade | Foto: Vinícius Pereira

Divergência de opiniões entre profissionais da área

Eduarda Custódio é proprietária de uma agência que sempre leva turistas para Búzios. Ela acredita que essa não é uma solução viável. A empresária aponta que o local escolhido para embarque e desembarque é longe, o que vai exigir um planejamento maior e uma estrutura de translado qualificada para atender a demanda.

“São cerca de 10 km até os pontos turísticos e as praias que ficam no centro. E a maioria das hospedagens fica nessa área. É preciso reestruturar não só o ponto onde será o estacionamento, mas também os meios de transportes que este turista terá que pegar para chegar ao seu lugar de destino. Acredito que não tenha translado suficiente para atender a todos que chegam de ônibus na cidade, fora o custo que vai aumentar”, afirmou Eduarda.

Ela diz ainda que o procedimento deveria continuar o mesmo, mas com uma fiscalização mais rigorosa dos agentes de trânsito nos pontos mais críticos.

“Hoje, o ônibus não sai da via principal. Vai no máximo até a Lagoa da Usina, contorna e sai da cidade. É só regulamentar essa fiscalização para controlar o embarque e desembarque que será possível realizar todo o processo, sem afetar o fluxo de carros no local”, explicou.

Já Jack Pazport, que é dono de uma agência em Campos dos Goytacazes e faz viagens para Búzios, apoia a medida. Para ele, o projeto pode facilitar o acesso de turistas e moradores.

"Eu concordo plenamente que esse estacionamento seja em outra localidade. O fluxo na via nessa época é horrível, perdemos muito tempo parado. Isso atrapalha tanto os moradores quanto os turistas. A pista tem que estar liberada somente para carros e ônibus intermunicipais. Colocando mais guardas municipais e sinalizando os lugares também iria ajudar bastante", afirmou o guia de turismo.

Prefeito se reuniu com representantes de vários setores para planejar um choque de ordem para o verãoPrefeito se reuniu com representantes de vários setores para planejar um choque de ordem para o verão | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Segurança também entrou em pauta

A prefeitura informou que outras medidas também serão adotadas. A central de monitoramento da cidade vai ganhar novos equipamentos, com o objetivo de dar mais segurança para moradores e turistas. O trabalho de fiscalização é realizado pela Coordenadoria Integrada dos Órgãos de Segurança Pública (CIOSP) e Guarda Civil Municipal (GCM).

O município disse também que outras ações para o ordenamento na cidade ainda serão divulgadas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.