MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Férias sem aglomeração: fique atento ao programar uma viagem

Em alta temporada, Nova Friburgo conta com estadias seguras para o período

Por Talitha Santos
15/07/21 - 11:43
Férias sem aglomeração: fique atento ao programar uma viagem Por causa da pandemia, as hospedagens precisaram criar soluções criativas para atender os apaixonados por viagens | Foto: Banco de Imagem

Na próxima sexta-feira, 16, iniciam as férias escolares para a maioria dos estudantes. Com a queda do número de casos da Covid-19 e a flexibilização em muitas cidades, as agências de turismo vêm identificando um maior planejamento para viagens, porém, para destinos mais próximos. E este dado vem sendo observado também pelas empresas e até por instituições públicas.

De acordo com o programa Retomada do Turismo, do governo federal, a atividade voltará a crescer de forma gradativa, e uma das alternativas é investir no turismo regional.

O portal Turismo Consciente RJ, criado pelo estado durante a pandemia, continua sendo uma fonte para quem deseja se informar sobre os estabelecimentos e destinos seguros que seguem os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde e com o selo “Rio de Janeiro, Turismo Consciente”.

No site, também é possível verificar, através de um mapa, quais equipamentos estão autorizados a funcionar, suas restrições, assim como os decretos a respeito do turismo de cada município.

Em alta temporada, Nova Friburgo conta com estadias seguras

Assim como os demais setores, o turismo precisou se reinventar. Além de cumprir as exigências e decretos de cada cidade, as hospedagens precisaram criar soluções criativas para atender os apaixonados por viagens.

Diversos hotéis em Nova Friburgo oferecem café nas suítes ao invés do tradicional estilo buffet. As hospedagens também estão realizando rodízio dos quartos e arrumação de 3 em 3 dias, para evitar entrada e saída das acomodações por funcionários. Para um maior distanciamento, o check in e o pagamento podem ser feitos online.

Para buscar prestadores de serviços turísticos comprometidos com as normas de segurança, em Nova Friburgo e em outros destinos do estado, o viajante poderá recorrer ao site do projeto Turismo Consciente, pelo endereço: www.turismoconscienterj.com.br

Turismo com novos hábitos: à procura de espaços abertos

Uma pesquisa realizada pela plataforma Booking.com mostrou que 55% dos brasileiros entrevistados pretendem conhecer um novo destino na região em que moram, onde possam aproveitar o lazer ou as belezas naturais, mesmo com o distanciamento necessário nestes tempos de pandemia.

Nova Friburgo é uma das cidades que possui o diferencial de reunir cenários naturais, com possibilidades que incluem o ecoturismo, turismo rural e até o de aventura. E nessa época do ano, justamente pelos termômetros registrarem baixas temperaturas, é que o mercado aquece.

O presidente do Convention & Visitors Bureau, Edson Almeida Biá, confirma que houve uma mudança no público e também no comportamento dos visitantes.

“Estamos em dias diferentes devido à situação de saúde em que vivemos. Nosso turista agora, em sua maioria, é de proximidade, que geralmente vem em seus carros com a família e busca lugares abertos para assegurar as condições de saúde. Outra mudança é que o turismo rural está em alta, as bicicletas estão fazendo muito sucesso, a busca por novas experiências está levando a um novo hábito nas empresas do setor para atender estas novas necessidades dos nossos visitantes", afirma.

As promoções e a demanda reprimida aquecem a retomada do setor, mas além dos protocolos de prevenção, o atendimento personalizado e atencioso são itens que não podem faltar nos empreendedores neste momento, segundo Biá.

“É preciso estar em sintonia com o público que chega e que muitas das vezes é de várias gerações, com diferentes demandas que precisam de atendimento personalizado para "encantar" a todos. Brincamos no setor que temos uma Nova Friburgo diferente para cada turista que chega, pois eles podem descobrir muitos dos nossos encantos. O turismo tem todos os requisitos para ser um dos maiores fatores de sucesso nesta retomada da economia, mas precisa ser valorizado para dar bons frutos de geração de emprego e renda, e gerar grandes benefícios para o município”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.