Cruzeiros liberados: Cabo Frio espera receber três transatlânticos em dezembro
Cidade ainda aguarda obra de dragagem no Canal Itajuru para chegada embarcações
 Búzios recebeu cerca de cem embarcações entre os anos de 2018 e 2019 
              |
              Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
            
              Búzios recebeu cerca de cem embarcações entre os anos de 2018 e 2019 
              |
              Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
            
          Suspensos desde o início da pandemia da Covid-19, os cruzeiros marítimos poderão retornar à costa brasileira a partir do mês que vem. O anúncio da liberação foi feito pelo Ministério do Turismo no último sábado, dia 2. Segundo o governo federal, a portaria deve ser assinada nos próximos dias. Armação dos Búzios e Cabo Frio estão na rota dos destinos previstos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai editar uma norma com os protocolos sanitários, após a publicação da portaria. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.
Por meio de uma nota, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou que estará novamente no roteiro turístico dos navios neste ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, três desembarques da empresa MSC já estão confirmados para o mês de dezembro na cidade.
"Há meses o governo cabo-friense vem trabalhando para o retorno, vislumbrando a liberação nacional, que ocorreu oficialmente neste sábado, 2", diz um trecho da nota.
A prefeitura informou que acompanha todo o cenário epidemiológico e sanitário, assim como a sua evolução, e segue trabalhando para aumentar o número da chegada de transatlânticos em busca do reaquecimento do turismo e fortalecimento da economia local.
Mas, para que essas embarcações cheguem ao município, uma obra de dragagem no Canal Itajuru é muito aguardada. Ao Portal Multiplix, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada para executar a dragagem está em curso.
A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Armação dos Búzios para falar sobre essa liberação dos cruzeiros marítimos e aguarda uma resposta sobre o assunto.
Retorno dos cruzeiros
Entre os protocolos a serem definidos pela Anvisa, estão a realização de testes, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco sem recirculação (com o uso de filtros).
A liberação dos cruzeiros acontece três semanas depois de a Anvisa ter se posicionado contra a medida. No dia 10 de setembro, a agência havia informado que as evidências sanitárias e epidemiológicas ainda não apontavam a retomada dos cruzeiros como ação segura.
Segundo o Ministério do Turismo, a autorização para a temporada de cruzeiros 2021/2022 envolveu a aprovação conjunta de medidas dos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República. A expectativa é gerar R$ 2,5 bilhões para a economia e criar 35 mil empregos, o que representaria crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020.
Estimativas
A temporada de cruzeiros 2021/2022 vai de novembro até abril do próximo ano, com previsão de sete navios, ainda segundo o Ministério do Turismo.
As embarcações devem gerar mais de 566 mil leitos, 35 mil a mais que na temporada 2019/2020, e farão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em portos do Brasil.
Entre os destinos previstos, estão: Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.







 
                   
                 
               
              .jpg)