MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Coronavírus: com impacto, Teresópolis planeja reestruturação no turismo

Decreto municipal proíbe check-ins em hotéis da cidade. Artistas e pontos de cultura podem se cadastrar para mapeamento

Por Redação Multiplix
03/04/20 - 11:03
Coronavírus: com impacto, Teresópolis planeja reestruturação no turismo Projetos e estratégias serão feitos para levantar o turismo em Teresópolis | Foto: Isadora Jaron

A pandemia de coronavírus está impactando vários setores da economia brasileira, como comércios, microempreendedores e trabalhadores informais. Com isso, muitas cidades que recebem turistas o ano inteiro acabam sendo afetadas com o isolamento social e a proibição nos check-ins na rede hoteleira, as apresentações culturais em praças e eventos e a abertura somente parcial de restaurantes e serviços alimentícios, como é o caso de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Os hotéis da cidade não estão recebendo hóspedes e quem estava com a viagem marcada teve que remarcá-la para outro período, de acordo com a disponibilidade de cada um. Segundo Maurício Weichert, consultor executivo do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o percentual de queda no nível de hospedagem na rede hoteleira do município está em quase 100%.

Maurício afirma que a maioria dos hotéis associados ao Convention fechou temporariamente e que, neste momento, a organização tem passado orientações aos empresários. “Temos dado orientação aos associados sobre linhas de crédito, questões trabalhistas, de impostos, fazendo com que os associados pensem no futuro, pensem no pós-quarentena”, explica.

O mesmo serve para os restaurantes, bares, lanchonetes e similares que estão funcionando parcialmente e limitando o atendimento ao público a 30% da capacidade de lotação e com 1,5 metros de distância entre os clientes na fila. Entretanto, a medida não vale para estabelecimentos dentro dos hotéis e pousadas.

“Se estruturar para se reorganizar, se replanejar para após esse momento. Provavelmente, será uma das últimas cadeiras a serem liberadas, então nós temos, com estratégia, que iniciar a venda antecipada de diárias de refeições e tudo mais em restaurantes associados e outros produtos e serviços. A pessoa pode comprar agora e fazer a utilização após o fim da quarentena”, destaca Maurício.

Um hotel que fica na rua Rui Barbosa, em Agriões, está fechado, mas pretende voltar a receber hóspedes em maio, já que o decreto municipal vale até o final de abril. Os últimos hóspedes estiveram por lá assim que o decreto saiu, no dia 23 de março.

“Todos os hóspedes tiveram que ir embora. O hotel fechou e por conta disso tivemos que fazer umas demissões e colocar alguns colaboradores em férias. Outros estão se revezando, como as camareiras. Tiramos os enxovais dos quartos e guardamos. O hotel está vazio, pretendemos voltar no dia 1º de maio”, explica William Valadão, do departamento de reservas.

Na parte cultural da cidade, que também agrega o turismo, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, diz que está atenta às ações para a classe artística e todos que trabalham por ela, sobretudo às políticas estatais.

De acordo com o Executivo municipal, eles aguardam o lançamento do edital de fomento de projetos no âmbito da municipalidade, através do Fundo Estadual de Cultura, recém-regulamentado, como um momento de preparo administrativo para a gestão e aplicação desta medida.

"Assim que estiverem definidas e disponibilizadas as diretrizes, já estaremos preparados. Estamos revisando toda a legislação municipal para garantirmos a habilitação. Estamos em contato com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro buscando informações a fim de que tenhamos ciência de imediato," destaca a secretária Municipal de Cultura, Cléo Jordão.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.