MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Tragédia na Serra: saiba como ajudar os moradores afetados pela chuva em Petrópolis

Cidades da Região Serrana e também dos Lagos arrecadam alimentos, roupas, cobertores, entre outros itens

Por Kessia Coutinho
16/02/22 - 15:48
Tragédia na Serra: saiba como ajudar os moradores afetados pela chuva em Petrópolis Dezenas de mortes já foram registradas na cidade após o temporal | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O temporal que atingiu a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nessa terça-feira, 15, provocou mais uma grande tragédia, com alagamentos, quedas de barreiras, casas destruídas e muitos mortos e desaparecidos. Famílias estão desabrigadas e desalojadas.

Centenas de bombeiros de várias cidades seguem fazendo buscas por pessoas desaparecidas.

A tragédia comoveu empresas, entidades e organizações, que já estão se mobilizando para ajudar os moradores atingidos pela tragédia.

A cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, por exemplo, enviou alguns agentes da Defesa Civil para se unirem nessa cruzada de ajuda.

Agentes foram enviados para ajudar a cidade de PetrópolisAgentes foram enviados para ajudar a cidade de Petrópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama

O Portal Multiplix reuniu algumas campanhas já em andamento para ajudar as pessoas que mais precisam. Confira onde fazer a sua doação nas regiões Serrana e dos Lagos:

Região Serrana

  • SOS Serra

A organização está se mobilizando para arrecadar doações e ajudar as famílias afetadas pelas chuvas. Outras informações podem ser obtidas na rede social do movimento.

  • Cruz Vermelha Nova Friburgo

A Cruz Vermelha de Nova Friburgo está realizando uma arrecadação de alimentos não perecíveis. Para ajudar, basta deixar sua contribuição na praça Getúlio Vargas nº 92, no centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

  • Rádio amadores NF

As arrecadações estão sendo feitas na sede da antiga rodoviária na Guarda Municipal, na Meka Autocenter em Duas Pedras e na Celsat Telecomunicações no centro de Nova Friburgo.

  • Friburgo Shopping

Podem ser feitas doações de água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis, roupas, cobertor e manta. O shopping fica na praça Pres. Getúlio Vargas, 139, no centro de Nova Friburgo.

  • Grupo de Promoção Humana

O GPH de Nova Friburgo também está arrecadando doações. Basta entregar os alimentos não perecíveis na praça Santana, nº 85, no Cônego, em Nova Friburgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.

  • Gigalink

A empresa de internet Gigalink também está arrecadando roupas, alimentos, água potável e produtos de limpeza para ajudar a cidade de Petrópolis. As doações podem ser entregues nas unidades:

Nova Friburgo: avenida Doutor Galdino do Vale Filho, n° 29, loja A, no centro.

Teresópolis: rua Olegário Bernardes n° 77, loja na Várzea.

  • Igreja Batista da Lagoinha, em Teresópolis

A igreja que fica na Várzea está arrecadando água, alimentos, roupas, e também roupas de cama. Basta entrar em contato pelo Instagram ou WhatsApp da igreja: (21) 97953-9036.

  • Centro de Defesa dos Direitos Humanos Petrópolis - CDDH

O CDDH de Petrópolis está arrecadando alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal e limpeza e roupas. As doações podem ser entregues na rua Monsenhor Bacelar, 400, no centro (subida do relógio das flores, em frente ao primeiro quebra-molas)

  • Igreja Batista de Petrópolis

A igreja Batista, na Rua Teresa, está acolhendo quem precisa de abrigo e necessita de roupas, cobertores, itens de higiene e biscoitos. As entregas podem ser feitas na Rua Teresa, nº 150, centro de Petrópolis.

  • Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus (Mevam)

A organização Mevam de Petrópolis está recebendo doações que podem ser entregues na rua Bernardo de Vasconcelos, nº 604, Cascatinha.

  • Pronto socorro

Para quem quiser ajudar, basta entregar as doações no pronto socorro, que fica na Rua Teresa, n° 1.839, no Alto da Serra, em Petrópolis.

  • Paróquias

Em Petrópolis, todas as paróquias estão recebendo doações. Basta comparecer em uma das igrejas e deixar a sua doação.

  • 3ª Subseção da OAB

Doações podem ser deixadas na rua Marechal Deodoro, 229, no centro, ou em qualquer uma das subseções no estado.

  • Polícia Militar

Todas as unidades da Polícia Militar do estado do Rio estão recolhendo donativos para os moradores de Petrópolis. Água mineral e itens de higiene pessoal são as principais necessidades neste momento.

Região dos Lagos

Na Região dos Lagos vários pontos de coleta estão recebendo, em especial, cestas básicas, água mineral e produtos de higiene pessoal (creme e escova dental, sabonete, fralda, absorvente íntimo, etc). Máscara descartável, agasalhos, cobertores e roupas de cama e banho também podem ser doados.

Saiba os pontos de coleta:

  • Shopping Park Lagos

Av. Henrique Terra, 1.700 – Portinho, Cabo Frio, das 10h às 22h

  • Tourshop:

Orla Bardot, 550, no centro de Búzios, das 8h às 22h

  • Pousada do Timoneiro

Av. Getúlio Vargas, 103, Arraial do Cabo, das 8h às 22h

  • Casa do Advogado em Cabo Frio

Rua Ministro Gama Filho, 23, Braga (rua do fórum), bem como a sala de advogados, em Arraial do Cabo, estarão arrecadando diversos donativos como colchonetes, roupa de cama, mantas e cobertores, roupas adulto, infantil e bebê, fraldas, lenço umedecido e pomada, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza e também água mineral.

  • Prefeitura de Cabo Frio

Praça Tiradentes, s/nº, no bairro Célula Mater, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Secretária Municipal de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio

Avenida Governador Valladares, nº 326, em São Cristovão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Secretária Municipal de Assistência Social de Cabo Frio

Rua Florisbela Pena, 292, no Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio

Avenida Hilton Massa, s/nº, no bairro Passagem (ao lado da E.M. Antônio da Cunha Azevedo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Guarda Civil Municipal de Cabo Frio

Avenida Independência, s/nº, em Tamoios (ao lado do condomínio Long Beach), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Centro Administrativo de Tamoios

Rua Cantídio Castro, em Santa Margarida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ de Cabo Frio

Av. Nossa Senhora da Assunção, sala 3, na Passagem (Terminal de Transatlânticos), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Previsão de mais chuva

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que ainda há risco hidrológico considerado muito alto, com destaque para a Região Serrana.

De acordo com o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas, com forte intensidade em um curto período de tempo, ao longo desta tarde. Já para quinta e sexta-feira, há um alerta de grandes acumulados de chuva para a região.

Essa previsão tende a se manter pelos próximos sete dias, causando um acumulado médio acima do normal histórico para o período.

O Cemaden também alerta para alta a possibilidade de ocorrências relacionados a quedas de barreiras devido aos acumulados maiores que 250mm nas últimas 24h.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.