MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis homenageará cinco mulheres com a Medalha Imperatriz Teresa Cristina

A homenagem é destinada aos que se destacam no desenvolvimento econômico, social e humano do município

Por Redação Multiplix
13/03/19 - 15:59
Teresópolis homenageará cinco mulheres com a Medalha Imperatriz Teresa Cristina Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil durante 46 anos | Foto: Banco de Imagem

No mês de celebração à mulher e no 197º aniversário da imperatriz, a Prefeitura de Teresópolis instituiu a concessão da Medalha Imperatriz Teresa Cristina, uma honraria às pessoas que se dedicam ao desenvolvimento econômico, social e humano do município. O lançamento e a primeira premiação acontecem nesta quinta-feira, 14 de março, às 19h, no Foyer do Palácio Teresa Cristina, na sede da municipalidade, situada à Av. Feliciano Sodré, 675, na Várzea.

Criada pelo web designer Roberto Jakaré, a medalha foi elaborada em zamak-zinco com alumínio e banho dourado envelhecido, com 4 mm de espessura e 8 cm de diâmetro. As primeiras cinco condecorações serão entregues a Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho – representando a justiça e a proteção à infância e à juventude; Edinar Corradini – representando a cultura e os valores históricos; Maria José de Andrade (Dona Arlete) – representando a liderança da mulher nas comunidades; Rosane Martuchelli – representando a importância do interior e Josélia de Barros Leitão – representando todos os cidadãos centenários do município.

Imperatriz Teresa Cristina

Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil, que reinou ao lado de D Pedro II durante 46 anos. Considerada a “mãe dos brasileiros”, chegou ao Brasil há 175 anos a bordo da Fragata Constituição, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais.

As homenageadas

Dra. Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho - Estudou no Colégio Pedro II. Graduada em Direito pela UERJ, foi magistrada por 37 anos, 22 dos quais à frente da Vara de Família e, depois, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, aposentando-se em junho de 2011. Homenageada várias vezes, inclusive com a obra comemorativa pela sua carreira, o livro “Obrigado Dra. Inês”.

Edinar Corradini - Atriz, eternizada pela sua interpretação da Imperatriz Teresa Cristina e da intrépida Emília, a bonequinha do Sítio do Pica Pau Amarelo. Desde 1979 vem fazendo teatro em Teresópolis e Região Serrana, com vários textos clássicos e autos de Natal por anos consecutivos. Tem sido uma empolgada fomentadora da Cultura em nossa cidade, formando jovens adolescentes com aulas gratuitas na Casa de Cultura e nos brindando com belos espetáculos teatrais.

Maria José de Andrade (Dona Arlete) - Aos 77 anos foi a mola propulsora que resultou na construção do Posto de Saúde da Quinta Lebrão, comunidade onde reside há 30 anos. Mesmo com dificuldades visuais, é incansável na luta pela melhoria de vida dos cidadãos através da associação de moradores que preside desde 1994. Dona Arlete, como é conhecida, foi a idealizadora da unidade básica de saúde: cedeu o espaço, atuou na construção, reformas e ampliações desde 2014.

Rosane Martuchelli - Nascida na região rural de Teresópolis, no vale dos Lúcios, em Bonsucesso, trabalha na agricultura desde criança no sítio Martuchelli Racho Sabor da Roça, e, desde jovem, procurou levar inovação na área agrícola para sua comunidade. Está à frente da Associação de Produtores de Lúcios e comunidades vizinhas, visando o crescimento da agricultura e formas de agregar valor aos produtos locais.

Josélia de Barros Leitão - Com 100 anos recém-completos, nasceu em Ponte Nova, na Fazenda Viana em 28/1/1919. Morou na fazenda até 1942 quando se casou com Álvaro Dias Pereira e mudou-se para Venda Nova, onde criou seus 3 filhos. Zélia, como é conhecida, é flamenguista ferrenha, ama ouvir música, adora dançar, tocava violão e fazia seresta. Até hoje é o “porto seguro” para a família e comunidade, amiga por sua longeva positividade e fé.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.