MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis conquista 2º lugar em prova do Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil

A 'Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal' também ficou em 5º lugar na classificação geral

Por Kessia Coutinho
19/05/23 - 11:19
Teresópolis conquista 2º lugar em prova do Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil Equipe de Teresópolis conquistou o 2º lugar na prova de faro e detecção | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A 1ª Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, K9, conquistou ótimas classificações no 13º Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil.

A equipe teresopolitana obteve o 2º lugar na prova de faro e detecção e na classificação geral, a companhia ficou em 5º lugar.

A competição aconteceu na última semana no município de Mogi Mirim, em São Paulo, e contou com a participação de 52 cidades.

Durante o evento, também foi promovido o 2º Congresso Municipal K9. A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar e fortalecer o trabalho das forças de segurança com a importante atuação dos cães.

Primeira Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis (K9) Primeira Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis (K9) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O comandante da Guarda, Gil Wellington, ressaltou que, desde 2014, a GCM trabalha com cães treinados e se destaca nas operações conjuntas com as forças policiais, em ações de proteção e busca de armas e de entorpecentes:

O evento acontece de dois em dois anos. Em 2021, conseguimos o 5º lugar na prova de faro e agora conquistamos o 2º lugar na categoria. Isso mostra a evolução do trabalho realizado na nossa Companhia K9. Nossa participação nas operações policiais também tem sido importante nos resultados alcançados.

O prefeito Vinicius Claussen parabenizou a equipe da Cia K9 pelo prêmio e falou sobre o trabalho que é realizado:

O destacamento K9 faz um trabalho incrível e o 2º lugar nessa competição a nível nacional é uma grande conquista da nossa GCM. Parabéns a toda Guarda que vem desenvolvendo um trabalho excepcional não só nos campeonatos, mas também no apoio à Polícia Civil e à Polícia Militar nas operações em Teresópolis.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, também falou sobre o serviço prestado pelos agentes da GCM que atuam na Cia K9:

Seja na localização de entorpecentes ou na busca de pessoas, por exemplo, os animais se tornam, cada vez mais, parceiros nos trabalhos, principalmente dos nossos guardas municipais. Agradeço o empenho e dedicação dos agentes que atuam na Companhia de Cães e têm colhido excelentes resultados com o trabalho feito.

A competição

Competição aconteceu em Mogi Mirim (SP) e contou com a participação de mais de 50 cidadesCompetição aconteceu em Mogi Mirim (SP) e contou com a participação de mais de 50 cidades | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

A 13ª edição do Campeonato de Cães das Guardas Municipais do Brasil contou com palestras sobre os temas: abordagem tática CQB (combate a curta distância), detecção, medicina preventiva, condicionamento físico para cães de alto rendimento, figuração e outros.

Também aconteceram competições, como prova de agilidade, obstáculos, faro/detecção e abordagem com apoio de cães.

Cerca de 150 competidores, entre guardas municipais, metropolitanos e portuários, de 52 cidades marcaram presença.

O evento foi organizado pela Comissão Organizadora de Campeonatos de Cães de Polícia GCM e a Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim, por meio do GOC (Grupo de Operações com Cães).

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.