Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana tem nova presidência
Instituição do setor de TI da Região Serrana celebra resultados e mantém projetos estruturantes para a formação de pessoas na área de tecnologia

Criado em 12 de junho de 2019 como instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público, o Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana engloba os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Na sexta-feira, 11, um evento online, reunindo sua diretoria, empresas associadas, instituições-membro de seu Conselho Consultivo e parceiros estratégicos, celebrou a data e marcou o encerramento de um ciclo de gestão e o início de outro. Assim, o empresário Marcelo Carius, CEO da Neki IT, deixa a presidência, passando-a para o empresário Guilherme da Motta Alves, CEO da t2m, integrante da diretoria da instituição, que assume a gestão do novo período.
Participaram do evento online, Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Diônes Lima, vice-presidente da Softex, Julio Talon, presidente da Firjan Serrana e da GE Aviation, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Soares, de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinícius Oberg, e de Nova Friburgo, José Loyola.
Durante o evento, o Serratec lançou o documentário “20 anos em 2”, que conta, por meio de depoimentos, uma parte da história do movimento, e pode ser acessado em http://bit.ly/Serratec20em2.
Atualmente, o setor conta com 170 empresas, que empregam cerca de três mil funcionários e uma movimentação de aproximadamente R$ 550 milhões/ano nas três cidades principais. Dentre elas estão a Orange, empresa mundial do setor de telecomunicações, a Alterdata, uma das 200 maiores empresas de tecnologia do país (segundo Info Exame), além de diversas outras que nasceram ou foram atraídas para a região e desenvolvem projetos estratégicos em todo o Brasil e no exterior.
O Serratec encerra este primeiro ciclo de gestão com a consolidação da implantação da Residência em TIC/Software, um programa estruturante de qualificação profissional por imersão, gratuito para quem participa. Operado pelo Serratec com diferentes parceiros, dentre eles a Firjan/Senai, universidades, empresas de TI da região, a Softex e o MCTI, é um programa que alia capacitação técnica e impacto social.
De 2019 a agosto de 2021 - quando será concluída mais uma turma -, o programa terá formado cerca de 350 novos desenvolvedores, da meta de mil novos profissionais de TIC para a região, até 2022.
O programa Residência em TIC/Software do Serratec está com inscrições abertas até 27/06 para as turmas do ciclo 2021.2, para Petrópolis, Teresópolis e cidades vizinhas.