Será que existe uma nova Terra? Nasa realiza ‘censo’ para descobrir se existem planetas que podem ser habitados
Material será obtido através do novo observatório orbital TESS

Em busca de um novo mundo! Assim está a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) ao realizar um “censo” no espaço para encontrar mundos habitáveis. A agência vem obtendo material através das imagens realizadas pelo observatório orbital TESS (TransitingExoplanetSurveySatellite) publicadas no site oficial da companhia.
O Diretor do Departamento de Astrofísica da NASA, Paul Hertz, destacou a importância da missão para o reconhecimento do espaço.
"Em um mar de estrelas repleto de novos mundos, o TESS está lançando uma rede ampla e vai trazer uma recompensa de planetas promissores para realização de um estudo mais aprofundado", declarou, ressaltando ainda que "esta primeira imagem científica mostra as capacidades das câmeras do TESS e comprova que a missão realizará seu incrível potencial na nossa busca por outra Terra".
O observatório TESS é considerado o sucessor do Kepler, com a diferença que o objetivo principal do novo telescópio é observar estrelas mais brilhantes que os sóis da galáxia. O Kepler tem feito o trabalho de observar corpos celestes a 3.000 anos luz e já revelou 2.600 novos exoplanetas. O Kepler, entretanto, já esgotou suas reservas de combustível e em breve, deverá interromper suas operações.
Nos próximos dois anos, o trabalho do telescópio será investigar diversas zonas do espaço para captar variações de luz com o intuito de encontrar novos sóis e mundos habitáveis. Assim, a Nasa irá fazer o “censo” e tentar saber com qual frequência astros sósias do nosso planeta são gerados através de estrelas maiores e brilhantes, além de avaliar a chance de sobrevivência neste ambiente.