MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis é alvo de operação da PF contra falsificação de diplomas de medicina

'Operação Catarse' investiga requerimentos ilegais de registro profissional de médicos no Rio e em Minas

Por Redação Multiplix
09/02/23 - 11:39
Teresópolis é alvo de operação da PF contra falsificação de diplomas de medicina PF faz 11 mandados de busca e apreensão: cinco são em Teresópolis | Foto: Reprodução/Polícia Federal

Na manhã desta quinta-feira, dia 9, a Polícia Federal (PF) realizou a 'Operação Catarse' para desarticular um esquema criminoso especializado na falsificação de diplomas para o curso de medicina.

Segundo os policiais, as ações já foram concluídas. Cerca de 60 policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão.

Desse total, o maior número de mandados foi em Teresópolis, na Região Serrana do Rio: cinco casos.

Outros quatro mandados foram expedidos na cidade do Rio de Janeiro, um em Belford Roxo e um outro em Montes Claros (MG).

Os documentos foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas quatro cidades.

De acordo com informações da Polícia Federal, foram apreendidos aparelhos celulares, jalecos, carimbos, documentos de identificação, carteira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), histórico escolar, diplomas, entre outros, com indícios de falsificação.

Criminosos falsificavam diplomas e históricos escolares de medicinaCriminosos falsificavam diplomas e históricos escolares de medicina | Foto: Reprodução/Polícia Federal

Prisões no ano passado

A investigação teve início depois que o Cremerj comunicou à polícia sobre a existência de requerimentos de registro profissional de médicos instruídos com documentos falsificados de graduação em medicina (diplomas e históricos escolares).

Segundo a PF, duas pessoas foram presas em flagrante, em abril do ano passado, na primeira fase da investigação.

Elas estavam na sede do próprio conselho quando tentavam obter os registros.

Durante a apuração, as informações permitiram chegar a pessoas físicas e jurídicas envolvidas, entre elas, duas clínicas médicas.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal e aguarda outros detalhes desta operação realizada na manhã desta quinta.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.