MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio fala sobre patrulhamento nas escolas; veja vídeo

Autoridades da cidade participaram de reunião para definir estratégias de segurança

Por Rômullo Espíndola
11/04/23 - 12:00
Secretário de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio fala sobre patrulhamento em escolas; vídeo Encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Em meio às supostas ameaças e repercussão dos recentes ataques às escolas em cidades do país, diversas autoridades de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, se reuniram para definir estratégias de segurança para as unidades de ensino do município, nessa segunda-feira, dia 10.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, a convite da secretária da pasta, Elicéa da Silveira. De acordo com o governo municipal, o objetivo é buscar garantia de um ambiente de aprendizado tranquilo e saudável para os alunos, professores e funcionários.

Estiveram presentes na reunião, autoridades, como: o secretário de Saúde, Jânio Mendes, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Leonardo Oliveira e o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, que gravou um vídeo sobre o encontro:

Durante a reunião, ficou definido o aumento no reforço da segurança nas unidades, com a patrulha escolar e o Proeis, da Polícia Militar, além da ampliação das rondas e do número de palestras realizadas pela Guarda Civil sobre bullying e outros temas pertinentes.

Segundo a prefeitura, a secretaria de Educação disponibilizará veículos para auxiliar na ronda da Guarda Municipal e colocará à disposição o sistema interno da pasta para identificação dos alunos. A Secretaria de Saúde trabalhará com psicólogos na recepção de estudantes.

A secretária de Educação enfatizou a importância de garantir um ambiente seguro, fator crucial para o sucesso dos alunos. Ela destacou que a segurança é uma responsabilidade compartilhada entre as secretarias e a comunidade em geral:

As equipes diretivas das unidades de ensino de Cabo Frio possuem canal direto onde se comunicam com a patrulha escolar e a ronda escolar. Sem segurança ninguém vai ter a tranquilidade de trabalhar e estudar em paz, e precisamos da ajuda das pessoas.

Também participaram do encontro o coordenador geral de Planejamento e Estratégias das Relações Institucionais da Secretaria de Educação, Alessandro Teixeira; a orientadora educacional Jamel Junia; o agente da Guarda Municipal responsável pela Coordenadoria de Ensino da Guarda Civil Municipal, Douglas Ribeiro, e o superintendente de Juventude, Marlon Barbosa.

Reforço no patrulhamento

Na manhã dessa segunda-feira, 10, agentes da Guarda Municipal e do 25º Batalhão de Polícia Militar reforçaram o patrulhamento preventivo nas unidades escolares de Cabo Frio e região.

As polícias Civil e Militar estão trabalhando em conjunto para tentar identificar os responsáveis por divulgar áudios e capturas de tela em redes sociais, que falam sobre possíveis ataques em escolas da cidade.

Cerca de 80 escolas foram visitadas pelos agentes nessa segundaCerca de 80 escolas foram visitadas pelos agentes nessa segunda | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas.

Essa é uma das ações da Operação Escola Segura, que teve início na última quinta-feira, dia 6. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo para o site do projeto.

Atuação do governo do estado

Por meio de nota, o Governo do Rio de Janeiro reforçou o compromisso com a integridade dos alunos e profissionais da Educação e, por isso, criou uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas.

Polícia Militar está desenvolvendo o aplicativo para casos de emergênciaPolícia Militar está desenvolvendo o aplicativo para casos de emergência | Foto: Divulgação/25ª Batalhão da Polícia Militar

A Polícia Militar também está desenvolvendo o aplicativo 'Rede Escola' com botão de emergência que aciona eletronicamente o serviço 190. Um comitê permanente com a Secretaria Estadual de Educação e as forças de segurança vem se reunindo regularmente.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.