MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeira habilitação: Detran-RJ autoriza aulas online durante a pandemia

Cursos teóricos remotos das autoescolas devem beneficiar mais de 124 mil alunos

Por Redação Multiplix
02/12/20 - 14:20
Primeira habilitação: Detran-RJ autoriza aulas online durante a pandemia Medida foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

Os alunos que estiverem realizando cursos teóricos das autoescolas, para tirar a primeira habilitação durante a pandemia, estão autorizados a fazer as aulas remotamente. Segundo o Detran-RJ, são 124,3 mil pessoas que vão ser beneficiadas pela medida.

A portaria que autoriza as aulas online foi assinada pelo presidente do departamento de trânsito, Adolfo Konder. A medida também foi autorizada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora, os Centros de Formação de Condutores (CFCs – nome técnico das autoescolas) podem, por conta própria, estabelecer os contratos com empresas que são capazes de oferecer o conteúdo por meio de Plataforma de Educação a Distância (EAD).

Ainda de acordo com o documento do Detran-RJ, o conteúdo, a carga horária e a duração das aulas teóricas deverão obedecer os mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais. Por meio de vídeo ou chat, os candidatos poderão interagir com os instrutores em tempo real.

O acesso as aulas será feito por meio da validação biométrica facial, para alunos e profissionais. Segundo o Detran-RJ, a proposta é que os instrutores possam ministrar as aulas de casa ou da autoescola, sem perder de vista as medidas de prevenção.

“Vamos disponibilizar o ensino a distância para garantir o distanciamento físico entre as pessoas, minimizando os riscos de contaminação dos candidatos. Os alunos assistirão às aulas com segurança e sem necessidade de se arriscar com deslocamentos. A validação biométrica facial garantirá a lisura do procedimento, impedindo artifícios que poderiam ser utilizados para burlar a frequência nas aulas”, explicou Adolfo Konder.

Credenciamento das empresas

As empresas que quiserem fornecer os sistemas que serão utilizados pelas autoescolas no ensino EAD, podem se credenciar no Detran-RJ e abrir processo administrativo no protocolo geral, na sede do órgão, no Centro do Rio, anexando toda a documentação exigida.

Segundo o departamento, após o processo de análise de documentação e capacidade técnica, a empresa que estiver apta deverá comparecer à Diretoria de Habilitação para apresentação do seu sistema.

Assim que concluídas as duas etapas, a empresa será encaminhada para o setor de Tecnologia da Informação do Detran-RJ para integração de dados. Após esta fase, poderá ser contratada pelas autoescolas para prestação do serviço.

Ainda de acordo com o departamento, fica a cargo do Detran-RJ fiscalizar as empresas credenciadas, que estarão sujeitas às penalidades, podendo chegar a um eventual descredenciamento. O órgão de trânsito divulga, em seu site se as autoescolas estão com a situação regular ou não.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.