MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prazo de licenciamento anual de veículos é prorrogado pelo Detran; confira o novo calendário

As novas datas foram anunciadas nesta terça-feira, 30, por meio do Diário Oficial do Estado

Por Redação Multiplix
30/05/23 - 09:21
Prazo de licenciamento anual de veículos é prorrogado pelo Detran; confira o novo calendário Usuário também pode solicitar impressão do CRLV-e em qualquer unidade de veículos do Detran | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) estendeu os prazos para o licenciamento anual de veículos em 2023. As novas datas foram anunciadas nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial do Estado.

Agora, os proprietários de veículos com placas finais 0, 1 e 2 têm até o dia 30 de setembro de 2023 para realizar o licenciamento, prorrogando a data limite que antes era esta quarta, 31.

Já os veículos com placas finais 3, 4 e 5 podem efetuar o pagamento até o dia 31 de outubro de 2023.

Por fim, os veículos com placas finais 6, 7, 8 e 9 têm como prazo final o dia 30 de novembro de 2023.

O licenciamento é realizado integralmente de forma digital. Para obter o documento referente a 2023, basta efetuar o pagamento da Guia de Regularização de Taxas (GRT) no banco, sendo possível obtê-la no site do Bradesco.

Após a confirmação do pagamento, o documento digital, conhecido como CRLV-e, estará disponível para o usuário no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no Posto Digital do Detran. Ambos podem ser acessados através da página do departamento na internet ou pelo aplicativo Posto Digital.

Novo calendário de licenciamento de 2023:

  • Final de placa 0, 1 e 2 - até 30/09/2023

  • Final de placa 3, 4 e 5 - até 31/10/2023

  • Final de placa 6, 7, 8 e 9 - até 30/11/2023

Como acessar os aplicativos:

Após fazer o pagamento da GRT, é necessário realizar o registro no portal gov.br, o portal do governo federal para documentação em geral.

O login e a senha cadastrados no gov.br serão os mesmos utilizados para acessar o Posto Digital (site ou aplicativo do Detran-RJ) ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Caso seja de preferência do usuário, é possível solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em qualquer unidade de veículos do Detran.

Algumas situações podem impedir a geração e o acesso do documento de licenciamento anual do veículo pelos usuários. Portanto, caso o usuário tenha efetuado o pagamento da GRT e o documento não tenha sido atualizado no aplicativo, é necessário comparecer a uma das unidades de veículos do Detran, como postos de vistoria, Unidades de Serviços Veiculares (USV), Ciretrans, Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) ou à sede (térreo, acesso 3), para verificar o motivo.

Veja exemplos de situações que devem ser verificados para evitar impedimentos:

  • Não ter pago as GRTs de 2022 e 2023;

  • Para os veículos a gás, não ter feito a vistoria do GNV no ano corrente (CSV);

  • Ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido possíveis exigências, ficando com restrição cadastral;

  • Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos;

  • Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo;

  • Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran, deixando o protocolo em aberto;

  • Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo;

  • Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda;

  • Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.