PM e Guarda Municipal fazem ação para coibir transportes clandestinos em Cabo Frio
A ação é itinerante e será realizada em pontos estratégicos da cidade
23/06/22 - 14:13 | Atualizada em 23/06/22 - 15:10

Após denúncias de moradores, começou nesta quarta-feira, dia 22, uma operação de combate ao transporte irregular de passageiros em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
Agentes da Guarda Civil Municipal, com o apoio da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), estão monitorando a área em torno do Terminal Rodoviário Alexis Novellino, no Centro.
O objetivo é coibir as chamadas “lotadas”, que fazem transporte pirata e oferecem riscos à população.
Segundo a Guarda Civil Municipal, a operação é itinerante, e as fiscalizações serão intensificadas em pontos estratégicos da cidade.
“Esse tipo de transporte é ilegal e cabe ao poder público fiscalizar e coibir. Temos recebido diversas denúncias de moradores sobre irregularidades em vários tipos de transporte. Precisamos fiscalizar para, ao menos, diminuir o fluxo dos transportes irregulares e, consequentemente, proteger os moradores”, disse Ruy França, secretário de Segurança Pública de Cabo Frio.
O transporte coletivo e irregular de passageiros, efetuado por veículo particular, configura infração ao artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, por se tratar de ato que diz respeito à segurança do trânsito.
A infração é considerada gravíssima e está sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.
Ao Portal Multiplix, a prefeitura informou que não houve notificação ou apreensão de veículos durante a operação. O governo municipal também reafirmou que outras ações irão ocorrer de forma constante, em dias e horários alternados, sem aviso prévio.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.