MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Maio Amarelo: Nova Friburgo vai receber ações de conscientização sobre acidentes de trânsito

Cartilha com instruções para diminuir os casos de acidente também será lançada e distribuída

Por Kessia Coutinho
01/05/23 - 08:00
Maio Amarelo:  Nova Friburgo vai receber ações de conscientização sobre acidentes de trânsito Acidentes de trânsito tem sido frequentes em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Começa nesta segunda-feira, 1º, a campanha 'Maio Amarelo', que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Por isso, as secretarias municipais de Saúde e de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se juntaram em prol da campanha.

Serão realizadas atividades durante este mês, como o objetivo de conscientizar a população sobre os números preocupantes de acidentes de trânsito na cidade serrana.

Os profissionais da Saúde e da Smomu realizarão atividades com os pacientes da ortopedia do hospital.

Uma cartilha com instruções para diminuir os casos de acidente será lançada e distribuída, principalmente para motoristas.

Acidentes em vias urbanas de Friburgo têm se tornado cada vez mais frequentes Acidentes em vias urbanas de Friburgo têm se tornado cada vez mais frequentes | Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Casos em Friburgo

Segundo dados da Prefeitura de Nova Friburgo, mais de 260 condutores de motos já foram atendidos no Hospital Municipal Raul Sertã, de 1º de janeiro até 22 de abril deste ano.

Já com relação ao número de acidentes de carro, segundo dados solicitados à prefeitura em abril, entre janeiro e março deste ano, foram contabilizadas 90 colisões entre veículos. No mesmo período do ano anterior, foram 85, além de 11 capotamentos e 27 atropelamentos.

Orientações para evitar acidentes no trânsito

A Prefeitura de Nova Friburgo separou algumas dicas para que esses números diminuam:

  • Tenha cautela no trânsito, dirija por você e pelo outro;
  • Não utilize o celular enquanto dirige. Além de ser perigoso é uma infração, que prevê multa;
  • Faça a manutenção regularmente do seu veículo;
  • Se beber, é claro, não dirija;
  • Use o cinto de segurança, mesmo sendo passageiro. Ele salva vidas.

Uma das maiores causas de morte no país

Segundo o Ministério da Infraestrutura, os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no Brasil.

Já segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) indica que a utilização do celular ao volante é considerada a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 54 mil óbitos por ano.

Movimento Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com o objetivo de debater o tema, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a 'Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020)'

Por isso, o mês se tornou uma referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza e, em 2014, surgiu então o movimento Maio Amarelo, que completa dez anos em 2023.

A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito, por isso foi a cor escolhida para fazer referência à campanha.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.