MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Detran prorroga prazo para licenciamento anual de veículos

Calendário foi suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus

Por Redação Multiplix
14/08/20 - 13:00
Detran prorroga prazo para licenciamento anual de veículos Documento pode ser acessado no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito | Foto: Reprodução/Play Store

O Detran-RJ prorrogou o calendário para o licenciamento anual dos veículos. A medida foi tomada por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Com a ampliação do prazo, há mais tempo para que os motoristas do Estado do Rio possam retirar o Certificado do Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020. O documento pode ser físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, através do aplicativo.

Segundo o Detran-RJ, para evitar aglomerações, mesmo com a opção da emissão física do documento, o órgão orienta que os proprietários de veículos busquem a versão digital, no aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito”, do Denatran, disponível nos sistemas Android e IOS, gratuitamente.

O documento digital é válido em todo o território nacional e substitui a CRLV física, normalmente obtidas nos postos do Detran. O passo a passo está disponível no site do Detran-RJ ou através do link no youtube. O proprietário também pode imprimir o documento em casa.

“Mesmo com a disponibilidade e praticidade do documento digital pelo aplicativo, muitas pessoas ainda buscam pelos serviços nas unidades do Detran. Orientamos a emissão online para evitar aglomerações. A ampliação do calendário é mais uma medida para evitar a busca imediata pelo documento. Entendemos o costume da população na realização do procedimento pessoalmente, mas hoje o CRLV físico não é mais uma obrigação no estado do Rio”, explicou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a emissão do CRLV 2020 é a garantia de que o veículo está regular junto ao departamento de trânsito estadual. A Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) deve estar em dia, assim como o seguro obrigatório (DPVAT), para a retirada da CRLV.

Confira o novo calendário:

  • Finais de placa de 0 a 2 : até 30 de setembro de 2020
  • Finais de placa de 3 a 6 : até 31 de outubro de 2020
  • Finais de placa de 7 a 9 : até 30 de novembro de 2020

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.