MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Vacinação antirrábica será realizada neste sábado em 15 postos montados em Cabo Frio

Imunização é voltada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, que não tenham sido vacinados este ano

Por Redação Multiplix
08/10/21 - 10:09
Vacinação antirrábica será realizada neste sábado em 15 postos montados em Cabo Frio Previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal será realizada neste sábado, dia 9, em diversos bairros de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

A imunização é voltada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, que não tenham sido vacinados este ano.

A ação, realizada pela secretaria de Saúde, começa às 9h e segue até as 16h, em 15 postos que serão montados em diversos bairros.

Confira os locais de imunização deste fim de semana

  • Vila do Sol – rua Flor de Maio, 120 (Praça da Vila do Sol)
  • Guarani – avenida Bispo Almir dos Santos (Praça do Guarani)
  • Manoel Corrêa – rua Panamá s/nº (Escola Themira Palmer)
  • Praia do Siqueira – rua Rio de Janeiro, 04
  • Palmeiras – rua Vitória, 308
  • Gamboa – rua José Rodrigues Póvoas (Praça da Gamboa)
  • Peró – rua do Moinho, 25
  • Cajueiro – rua Machado de Assis, 15
  • Jardim Caiçara – rua Índia, 40
  • Parque Burle – rua Alemanha (Praça do Parque Burle)
  • Braga – rua José Maria Gil, 813
  • Vila Nova – praça da Vila Nova
  • Passagem – praça da Bandeira
  • Itajuru – ginásio Alfredo Barreto
  • Recanto das Dunas – rua Angustura, 55

No local de imunização, os tutores devem apresentar a carteira de vacina do animal. Quem não tiver, receberá o documento no momento do atendimento. A secretaria de Saúde alerta que os responsáveis pelos animais devem usar máscara e respeitar as regras de distanciamento enquanto estiverem no local de imunização.

Para a segurança do pet, aqueles que tenham menos de três meses de idade, estejam doentes, mal nutridos, fracos, ou usando antimicrobianos ou anti-inflamatórios, não devem ser vacinados. Fêmeas que estejam em lactação ou gestação, ou animais que tenham apresentado reação alérgica a essa mesma vacina anteriormente, também não podem tomar a vacina.

A campanha

A vacinação antirrábica começou no mês de abril, e os animais que já foram vacinados após esta data só podem ser imunizados novamente a partir de abril de 2022. O cronograma com datas, horários e locais onde serão realizadas as campanhas de vacinação na cidade será divulgado semanalmente.

A previsão da prefeitura é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, em dezembro.

No próximo dia 16 de outubro, a vacinação chega a Tamoios, onde 11 postos serão montados nos bairros São Jacinto, Maria Joaquina, Botafogo, Florestinha, Campos Novos, Unamar, Nova Califórnia, Aquarius, Centro Hípico, Samburá e Gargoá.

Em novembro, a campanha atenderá a zona rural da cidade, chegando aos bairros de Parque Veneza, Agrisa, Araçá, Pacheco e Angelim.

O que é a raiva?

É uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados (incluindo animais silvestres). O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.

Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973, pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos da doença em cães e gatos há duas décadas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.