MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis implanta Centro de Atendimento e Testagem em Bonsucesso

Unidade começa a receber os pacientes suspeitos da Covid-19 neste sábado

Por Redação Multiplix
14/08/20 - 15:46
Teresópolis implanta Centro de Atendimento e Testagem em Bonsucesso Autoavaliação pode ser feita pelo App Minha Saúde | Foto: Reprodução/Play Store

Os moradores de Bonsucesso, no 3º Distrito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vão contar com um Centro de Atendimento e Testagem para pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19. A unidade começa a receber os pacientes neste sábado, 15.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os pacientes com sintomas suspeitos, identificados pela autoavaliação no aplicativo "Minha Saúde", que está sendo utilizado pelo município no monitoramento de casos em potencial contaminação pela doença na localidade, vão ser atendidos no local.

Agora, o município terá cinco unidades de testagem, com a capacidade de atendimento de 80 testes por dia cada uma. Os outros centros ficam na Rua Doutor Aleixo, 85, no Centro, no Ginásio Pedrão, na Várzea, em Água Quente, no 2º Distrito e em Santa Rosa, no 3º Distrito.

Em Bonsucesso, a unidade vai ficar na Escola Municipal Professor Mariana Leite Guimarães e funcionará de segunda a sábado, das 9h às 16h. A unidade irá seguir as medidas de segurança e prevenção ao contágio da Covid-19.

Protocolo de atendimento:

O Ministério da Saúde tem um protocolo de atendimento para os centros de triagem: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.

Além disso, o paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem.

A avaliação clínica é responsável por definir se há necessidade do paciente ficar em isolamento domiciliar ou se será encaminhado para a urgência e emergência na UPA 24 horas. Se o caso for mais grave, a orientação é a internação hospitalar através da regulação municipal. Em Teresópolis, há também o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Atenção Básica, como rede de apoio.

Compra de testes

Teresópolis realizou, recentemente, o processo licitatório para comprar até 50 mil testes rápidos. Já foram efetivados dois pedidos. O primeiro, com 5 mil unidades e que já chegaram à cidade, e o segundo, com 10 mil testes, que estão previstos para chegar nos próximos dias.

Minha Saúde

O aplicativo Minha Saúde está disponível nos sistemas Android e IOS e permite a triagem, o monitoramento dos sintomas e estabelece contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde no município.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.