MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis há 13 dias sem leitos de UTI Covid-19

Pacientes estão sendo transferidos para outros municípios

Por Isadora Jaron
15/03/21 - 13:44
Teresópolis há 13 dias sem leitos de UTI Covid-19 No total, são 41 leitos de UTI disponíveis para pacientes com a Covid-19 em Teresópolis, todos ocupados | Foto: Arquivo/Prefeitura de Teresópolis

Os pacientes com Covid-19 que precisam de um leito de UTI em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, não conseguem uma vaga. O Portal Multiplix fez um levantamento do dia 1º a 14 de março e, durante esses dias, apenas em 3 de março o município tinha disponível uma vaga na UTI Covid. Durante os outros 13 dias, a cidade não tinha leitos.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na noite desse domingo, 14, Teresópolis tem 6.016 casos ativos da Covid-19. Desse total, 80 pessoas com a doença estão internadas, sendo 41 nas UTIs e 39 nas enfermarias.

Teresópolis tem 43 leitos de enfermaria disponíveis e apenas quatro livres. Dos pacientes internados na UTI, 17 deles estão entubados, segundo a prefeitura.

O Portal Multiplix também fez um levantamento das vagas disponíveis nas UTIs em Teresópolis durante o mês de fevereiro de 2021. No primeiro dia, haviam oito leitos para pacientes com a Covid-19 livres. Esse número vai oscilando durante os dias e, em 28 de fevereiro, o município não tinha mais vagas para quem precisasse.

Com isso, os pacientes mais graves que precisam de uma vaga na UTI estão sendo transferidos para outros municípios, como a cidade vizinha Nova Friburgo, Petrópolis e até Duque de Caxias, na Região Metropolitana.

Nas redes sociais, parentes dos pacientes que precisam de uma vaga pedem socorro. Alguns chegaram a divulgar a transferência para outros municípios e a falta de leitos em Teresópolis.

No dia 3 de março, quando o município tinha uma vaga disponível em UTI, o prefeito Vinicius Claussen decretou a volta do rodízio de CPF para a entrada nos estabelecimentos, como forma de conter o avanço da Covid-19 em Teresópolis. As determinações valem até esta terça-feira, 16. Na época, de acordo com o chefe do Executivo, as medidas são temporárias “para que não seja preciso avançar em direção a um lockdown”.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Teresópolis informou que, atualmente, o gabinete de crise trabalha na ampliação do número de leitos UTI Covid na cidade, porém ainda sem previsão para isso acontecer. De acordo com a última atualização do Boletim Covid, publicado no dia 14 de março, a Secretaria Municipal de Teresópolis registrou 100% de ocupação nos leitos UTI (41 de 41) e 86% nos de enfermaria (4 de 43). Desta forma, os pacientes que aguardam internação são transferidos pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro para unidades hospitalares de outros municípios, com leitos livres. A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que no último domingo, 14, oito pacientes foram transferidos.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.