MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis: começa em maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa

Criadores deverão comprar a vacina e enviar formulário de declaração para comprovar a imunização

Por Redação Multiplix
28/04/20 - 09:31
Teresópolis: começa em maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa Vacinação acontece entre os dias 1º e 31 de maio | Foto: Banco de Imagem

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu que mesmo com a pandemia do novo coronavírus a vacinação contra a febre aftosa vai ser mantida no calendário, para que o estado atinja a meta de ser reconhecido como livre da doença. Portanto, a primeira etapa começa a ser realiza entre os dias 1º e 31 de maio, para a imunização dos bovinos e bubalinos de todas as idades.

Os próprios criadores deverão adquirir as vacinas nas lojas de produtos agrícolas ou credenciadas ao governo do estado para vacinar os animais.

Segundo a Prefeitura de Teresópolis, são 7.702 cabeças de bovinos no município, e os criadores vão ser orientados sobre a campanha, em que a vacinação é obrigatória.

“Estaremos de plantão para orientar os criadores sobre a campanha deste ano que, por conta das ações para enfrentamento do novo coronavírus, segue regras diferenciadas dos anos anteriores”, explica Fernando Mendes, secretário de Agricultura de Teresópolis.

O atendimento na Secretaria de Agricultura acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, exclusivamente pelo telefone (21) 2644-6905 e também pelo e-mail agricultura@teresopolis.rj.gov.br.

De acordo com Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão tomadas todas as precauções determinadas pelo Ministério da Saúde.

“Vamos seguir as recomendações de medidas de prevenção (ao covid-19) adotadas pelo Ministério da Saúde, tomando todos os cuidados para que a vacinação ocorra satisfatoriamente e sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores do serviço veterinário oficial. Agora é importante essa fase para conseguirmos ficar livres da vacina e, com isso, ampliar significativamente o mercado”, informa Marcelo Queiroz.

De acordo com Paulo Henrique de Moraes, superintendente da Defesa Agropecuária/Secretaria de Estado de Agricultura, agentes da Defesa Agropecuária estadual farão vistorias e vão fiscalizar as lojas que comercializam a vacina.

“Apesar da situação atípica, essa fiscalização será mantida para garantir que o produto seja vendido com qualidade aos pecuaristas. As lojas estão sendo orientadas a buscarem meios de facilitar o acesso dos criadores à vacina e que os auxiliem na entrega da declaração de vacinação, sempre que possível. No caso dos produtores, como de costume, deverão adquirir a vacina utilizando caixas de isopor com gelo e adotar todas as medidas recomendadas para evitar a exposição ao risco de contágio”, detalhou.

Esse ano, devido à pandemia, a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permitirá que o pecuarista faça o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária - SIAPEC3.

Para comprar a vacina, o criador deverá tirar uma foto ou digitalizar o formulário de declaração preenchido e da nota fiscal, depois enviar para o Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo através do email ndanovafriburgo.agriculturarj@gmail.com ou para o WhastApp (021) 98605-1198.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.