MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Festival di Teresa traz cultura e gastronomia italiana para Teresópolis a partir desta quinta-feira

Evento acontecerá no Espaço Cultural Higino; trânsito no local passará por mudanças

Por Alice Wandrofski
Com informações da prefeitura de Teresópolis
08/05/24 - 13:51
Festival di Teresa traz cultura e gastronomia italiana para Teresópolis a partir desta quinta Festival di Teresa acontece no Espaço Cultural Higino | Foto: Divulgação

O ‘Festival di Teresa – Um tributo à Imperatriz’ terá a sua 3ª edição a partir desta quinta-feira, 9, no Espaço Cultural Higino e em um trecho da avenida Oliveira Botelho, no bairro do Alto, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O evento segue até o domingo, 12, e exalta a cultura e gastronomia italiana.

Em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, o festival contará com pratos exclusivos, com valores a partir de R$ 8. A entrada é gratuita.

Além disso, uma tenda instalada na avenida vai abrigar 37 expositores de diversos produtos.

A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas no evento, que também terá mais de 100 atividades culturais, entre elas, apresentações da banda ‘E La nave va’, com muita música italiana, em todos os dias do festival.

'Aulas show' gratuitas sobre gastronomia também fazem parte da programação. Os chefs da Federação Internacional de Cozinha Italiana serão os responsáveis por essas atividades.

Montagem da estrutura do festival já está acontecendoMontagem da estrutura do festival já está acontecendo | Foto: Divulgação/Alécio Cabral

O Festival di Teresa surgiu em 2022, em homenagem ao bicentenário de nascimento da imperatriz. A organizadora Alice Maciel falou sobre o evento:

Me sinto muito gratificada em realizar uma homenagem que ajuda a resgatar a importância da figura de Teresa Cristina, que veio da Itália e foi muito amada pelos brasileiros. Ao celebrar as pessoas que construíram a nossa identidade, a nossa história, toda a região ganha. Espero em breve trazer outras ações enaltecendo pessoas e grupos que formaram Teresópolis no que ela é hoje.

Serviço:

  • Dias e horários: de quinta-feira, 9, a domingo, 12, das 12h à 0h
  • Entrada: gratuita
  • Local: Espaço Cultural Higino – av. Oliveira Botelho, 365, Alto, Teresópolis

Campanha Solidária

Pelas redes sociais do ‘Festival di Teresa’, a organização anunciou a realização de uma campanha solidária para ajudar as vítimas da catástrofe socioambiental do Rio Grande do Sul.

A ação foi autorizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e vai arrecadar alimentos não perecíveis para serem levados ao estado afetado pelas chuvas.

Alterações no trânsito

Para o evento ocorrer em parte da avenida Oliveira Botelho, no Alto, a prefeitura anunciou alterações no trânsito da cidade, de acordo com um estudo da Secretaria de Segurança Pública.

As mudanças já estão valendo para a montagem da festa e vão continuar até a próxima terça-feira, 14, às 18h, para a retirar a estrutura após o fim do evento.

Segundo a organização, guardas municipais estarão nos locais para orientar os motoristas. Uma das interdições será na principal avenida do festival, que será fechada na altura do Espaço Cultural Higino.

Confira as mudanças:

  • Rua Sebastião Lacerda: trecho compreendido entre a rua Jorge Lóssio e rua Monsenhor Nivaldo vai ter sentido único, ou seja, o tráfego de veículos seguirá apenas em sentido ao Colégio São Paulo. Um dos lados da via fica interditado para o estacionamento de veículos.

  • Rua Monsenhor Nivaldo: o ponto de táxi será deslocado para a avenida Oliveira Botelho, nº 512, próximo à uma drogaria local. O estacionamento de veículos estará proibido nos dois lados da via, em um trecho entre o Colégio São Paulo e o semáforo.

  • Rua Gonçalo de Castro: parte do seu estacionamento de veículos do lado esquerdo ficará interditada para melhorar o fluxo de veículos. Entre a rua Melo Franco e o ProArt, o estacionamento de veículos vai ficar proibido dos dois lados da via.

  • Rua Melo Franco: permanecerá fechada em um trecho das ruas Jorge Lóssio e Gonçalo de Castro. A área de realização de treino de autoescola será deslocada para a rua Diogo José Ponciano, até o término do evento.

  • Rua Alfredo Rebello Filho: esquema especial de trânsito no trecho entre o ProArte e o acesso à rua Jorge Lóssio. O sentido da via ficará somente em mão única, ou seja, os veículos irão trafegar saindo do ProArte e seguindo em sentido a rua Jorge Lóssio, não sendo permitido o fluxo de veículos no sentido à Feirarte e rua Alfredo Rebello, dos números 940 ao 706.

  • Rua Jorge Lóssio: será proibido o estacionamento de veículos do entroncamento com a rua Alfredo Rebello Filho até a rua Melo Franco. O trecho do estacionamento do lado direito da via, nas proximidades dos edifícios Ana Maria e Atlântico, estará proibido. Entre os números 338 e 405, a via estará em sentido único, seguindo em sentido à rua Sebastião Lacerda. Sendo ainda o estacionamento de veículos dos dois lados da via proibidos. O ponto de táxi da via será deslocado para a área demarcada como carga e descarga, em frente ao edifício Atlântico.

Trajeto: Várzea sentindo Alto

Os veículos que estiverem na av. Oliveira Botelho deverão acessar ao desvio de trânsito na rua Jorge Lóssio, prosseguindo pela rua Sebastião Lacerda, seguindo em direção à rua Monsenhor Nivaldo, e assim seguir pela avenida Oliveira Botelho, em sentido normalizado, na direção da Feirarte, BR-116, Rio de Janeiro e demais localidades que compõem o bairro do Alto.

Além disso, mais um desvio de trânsito será na rua Alfredo Rebello Filho, no entroncamento com a rua Jorge Lóssio, onde os veículos oriundos da rua Alfredo Rebello Filho, que estejam seguindo no sentido da Feirart, obrigatoriamente deverão acessar a rua Jorge Lóssio, não sendo permitido o tráfego de veículos em sentido à feira.

Trajeto: Alto sentindo Várzea

Os veículos que estiverem na av. Oliveira Botelho, nas proximidades da Feirarte, deverão acessar a rua Gonçalo de Castro, prosseguindo pela rua Alfredo Rebello Filho, podendo seguir em sentido à rua Jorge Lóssio, acessando o sentido normalizado da avenida Oliveira Botelho, em sentido ao bairro da Várzea.

Os motoristas poderão seguir ainda rota alternativa, prosseguindo pela rua Alfredo Rebello Filho, seguindo até acessar a rua Tietê, com acesso a avenida Alberto Torres e se dirigindo em direção à Várzea.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.