MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Trajetos de ônibus no Centro de Friburgo serão alterados devido a novas interdições para avanço de obras

Mudanças passam a valer a partir do próximo domingo, dia 10; confira as novas vias que serão fechadas

Por Kessia Coutinho
08/09/23 - 11:53 | Atualizada em 11/09/23 - 08:16
Trajetos de ônibus no Centro de Friburgo são alterados devido a novas interdições para obras Trânsito será interrompido em diversas vias do Centro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o avanço das obras de drenagem no centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, novas vias serão interditadas na cidade a partir do próximo domingo, 10.

O trânsito estará interrompido na praça Getúlio Vargas, entre a rua Marques Braga e a praça Dermeval Barbosa Moreira, a partir de 22h.

Por isso, a empresa NovaFaol informou que o itinerário dos ônibus será alterado e os veículos vão circular pelas avenidas Galdino do Vale e Comte Bittencourt.

Josimar Tardin, gerente operacional da NovaFaol, falou ao Portal Multiplix sobre as alterações que serão realizadas para a obra:

A gente não tem como passar por outro desvio, ali por trás vai travar tudo. A gente combinou junto com a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana de fazer a mesma operação do Carnaval.

Com a mudança, os veículos vão circular da seguinte forma:

  • Ônibus que seguirem sentido ‘Norte’ passarão pela avenida Galdino do Vale Filho, farão o contorno no Paissandu e retornarão aos bairros;

  • Coletivos que circularem na direção ‘Sul’ sairão da Estação Livre (Lado Sul) e irão retornar aos bairros pela avenida Galdino do Vale Filho;

  • Ônibus que seguirem para Tingly, Braunes, Toledo e Jardim dos Reis sairão da Estação Livre (Lado Norte);

  • Já os coletivos que circularem para o Cordoeira irão sair da praça do Suspiro e seguirão pela avenida Galdino do Vale Filho.

Outras alterações

Mapa mostra vias que vão passar por alterações durante as obrasMapa mostra vias que vão passar por alterações durante as obras | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A rua Farinha Filho será totalmente fechada para a obra. Já Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga São João) estará em mão-dupla, com estacionamento proibido e acesso pela rua Augusto Spinelli.

A Monte Líbano, que inicialmente iria funcionar em mão dupla, está em sentido único, por isso é proibido estacionar em toda a extensão da via.

Os motoristas que estiverem na rua 7 de Setembro deverão acessar as ruas Marques Braga e Augusto Spinelli e seguir até a Monte Líbano para chegar ao bairro Braunes ou seguir até a avenida Alberto Braune.

Reunião com lojistas e prazo para entrega das intervenções

Lojistas da rua Farinha Filho participaram de reunião sobre prazo das obras Lojistas da rua Farinha Filho participaram de reunião sobre prazo das obras | Foto: Divulgação/CDL

Durante uma reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), na manhã da última quarta-feira, dia 6, para falar sobre a chegada das intervenções na rua Farinha Filho foi dado um prazo para as intervenções no local, como informado por meio de nota pelas instituições:

Os trabalhos na área começarão na segunda-feira, 11, com prazo de término estimado em 45 dias.

Além do presidente das entidades, participaram da reunião lojistas estabelecidos na rua e representantes da Ômega Construtora, empresa que desenvolve o projeto, do governo do estado, responsável pelas obras, e da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), que cuida da organização do trânsito.

Elias Junior, representante da Ômega, esclareceu que somente avançará pela Farinha Filho ao finalizar as intervenções próximo a Dante Laginestra. Ele explicou que, em projetos complexos como o que acontece na cidade, é comum os trabalhos atrasarem em função de imprevistos:

Na rua Augusto Cardoso, enfrentamos vazamentos de gás. Perto da Monte Líbano, precisamos quebrar uma pedra enorme. Às vezes, materiais estragam e temos que providenciar reposição. O ritmo não depende apenas da Ômega, por isso não determinamos data certa para encerrar as obras, embora nossa intenção seja entregar logo a Farinha Filho pronta.

Sobre as obras de drenagem

As intervenções são de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a drenagem pluvial, pavimentação e elaboração de projeto estão sendo feitas nas ruas Carlos Alberto Braune, Monte Líbano, Augusto Cardoso, Farinha Filho, Dante Laginestra e em partes da avenida Alberto Braune e da praça Getúlio Vargas, no Centro.

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) deu ordem para o início das obras no dia 11 de agosto de 2022. O investimento é de R$ 14.318.583,11.

A drenagem na área central do município é uma antiga reivindicação dos moradores e do setor do comércio, a fim de reduzir os alagamentos em dias de chuva.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.