MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretário estadual de Saúde anuncia que hospital de campanha de Friburgo deve ser fechado

Comunicado foi feito em oitiva realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na manhã desta segunda-feira, 27

Por Matheus Oliveira
27/07/20 - 16:09
Secretário estadual de Saúde anuncia que hospital de campanha de Friburgo deve ser fechado Após atrasos na conclusão da obra, hospital de campanha de Nova Friburgo está para ser fechado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O fim de uma novela. Após inúmeros adiamentos, o secretário de estado de Saúde Alex Bousquet anunciou nesta segunda-feira, dia 27 de julho, que o hospital de campanha de Nova Friburgo, assim como os de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, devem ser fechados nos próximos dias.

A informação foi anunciada durante oitiva conjunta da Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública Durante o Combate do Coronavírus e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

"Essa semana vamos fechar o nosso relatório, mas ele caminha fortemente para o fechamento desses hospitais. Vamos anunciar a medida e a data ainda essa semana", afirmou Bousquet.

As unidades de Caxias, Friburgo e Nova Iguaçu são três dos sete hospitais que o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) foi contratado para construir e gerir no período de combate à Covid-19.

Bousquet lembrou que o Iabas já recebeu R$ 256 milhões, dos R$ 770 milhões previstos em contrato para as obras das unidades.

O secretário também frisou que os hospitais de Casimiro de Abreu e Campos dos Goytacazes não foram concluídos.

Contratos

Há pouco mais de um mês à frente da pasta, Bousquet disse que revisou todos os 44 contratos que a secretaria mantinha. Segundo o secretário, muitos já estavam vencidos há mais de um ano.

"Separamos os contratos em três grandes grupos: os acordos vigentes, os contratos irregulares juridicamente e os que tinham alguma dependência administrativa. Com isso conseguimos dar agilidade aos processos dentro da instituição", pontuou Bousquet.

Entenda o caso

As obras do Hospital de Campanha de Nova Friburgo tiveram início no dia 10 de abril, com previsão de entrega para o final daquele mesmo mês.

Porém, a OS Iabas, que estava a frente da gestão da unidade, não conseguiu cumprir nenhum dos prazos estipulados. Com os atrasos, o governo decidiu afastar a organização social e assumir os hospitais, sem definir datas para a inauguração das unidades.

Neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que a unidade de Nova Friburgo estava fechada e só seria usada como leitos de retaguarda. Ou seja, caso ocorresse uma segunda onda de Covid-19 no estado. Esse hospital seria utilizado para garantir as vagas disponíveis ao atendimento da população.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.