Secretaria de Saúde de Nova Friburgo confirma mais quatro casos de histoplasmose
Dezenove pessoas com suspeita da doença ainda aguardam resultado dos exames
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, confirmou 20 casos de histoplasmose na cidade - quatro casos a mais, desde o dia 24 de outubro. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, dia 9.
O diagnóstico e confirmação dos casos são feitos pela Secretaria de Estado de Saúde.
Até agora, foram feitas 40 notificações de casos suspeitos no bairro Chácara do Paraíso. Um dos exames teve resultado negativo e outros 19 pacientes com suspeita da doença aguardam a conclusão dos exames.
Apenas um paciente está internado em um hospital de referência no estado do Rio.
Os exames foram coletados e realizados no Lacen, laboratório de referência do Estado, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde, através dos agentes, esteve diversas vezes na localidade, fazendo ações de orientação e realizando a busca ativa de outros possíveis casos.
Entenda o caso
Todas as pessoas com suspeita da doença participaram de uma ação de limpeza de um antigo orfanato - que segue interditado desde a visita das equipes da Vigilância estadual e municipal.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda um parecer estadual e orientação para definir os próximos passos.
Equipes foram até o local no dia 13 de outubro para inspecionar e coletar amostras.
No dia seguinte, os profissionais inutilizaram as caixas d'águas e interditaram o estabelecimento.
Prefeitura monitora doença
A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas que apresentarem sintomas devem procurar a unidade de saúde Silvio Henrique Braune, no centro da cidade.
A histoplasmose, de acordo com as informações da Fiocruz, é uma infecção fúngica sistêmica que pode se apresentar desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada, com risco de óbito.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.