Secretaria de Saúde de Nova Friburgo apresenta estudo para manter terceirização da gestão da UPA
Novo chamamento público deve ser publicado para a contratação de uma organização social que assumirá a unidade, segundo a prefeitura

Em uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, apresentou o estudo de viabilidade econômico-financeira da terceirização da gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino.
De acordo com o informado pela prefeitura ao Portal Multiplix, o documento foi elaborado em cumprimento às determinações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da legislação municipal.
Além disso, a análise “demonstrou que a gestão por meio de uma organização social (OS), realizada desde 2014, se mostra mais vantajosa em relação à administração direta pelo município, garantindo maior eficiência, qualidade assistencial e melhor custo-benefício”.
Em números, o Executivo friburguense explicou à reportagem, na tarde dessa segunda-feira:
A administração direta teria um custo total 15,9% superior ao atual. Desta forma, a gestão por organização social gera economia de R$2.863.125,66.
Segundo o governo municipal, com a conclusão e apresentação do estudo, o próximo passo será a publicação de um novo chamamento público para contratação da organização social que assumirá a unidade. O valor a ser pago será publico no edital.
Atualmente, a OS Viva Rio é a responsável pela UPA de Conselheiro Paulino.
Conforme informado pela prefeitura à reportagem, o contrato foi prorrogado em caráter excepcional até 17 de novembro de 2025.
O Executivo friburguense ainda esclareceu que, em 23 de setembro, o estudo já havia sido aprovado em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde e agora, com a audiência pública, foi detalhado pelo secretário municipal de Saúde, Gabriel Wenderroschy, e pelo subsecretário Leslie Moura.
O Portal Multiplix entrou em contato com a OS Viva Rio, que confirmou ser responsável pela gestão da unidade até novembro.
Sobre o interesse no novo chamamento público, a organização respondeu que "aguardará a publicação do edital para analisar se participará".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!