Secretaria de Saúde de Nova Friburgo alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e baixa vacinação
Especialistas recomendam a vacina como forma mais eficaz e segura para se adquirir proteção contra a doença
.jpg)
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, fez um alerta para a população da cidade em relação ao aumento do número de casos da Covid-19 nesta segunda quinzena do mês de setembro.
Foram contabilizadas 54 notificações da doença entre o dia 1º de agosto e o último domingo, 24, segundo os dados do sistema estadual alimentado pela Vigilância em Saúde.
A prefeitura informou que os registros, muitas vezes, não acompanham a realidade, por lentidão na atualização dos dados, por isso, a contabilização também é feita pela Secretaria de Saúde. Dessa forma, o número é um pouco maior:
Ao todo, 73 pacientes realizaram o teste no posto do Suspiro e na maternidade e tiveram resultado positivo dentro do período.
Segundo a pasta, esse é um cenário que vem se repetindo com a chegada da primavera e do verão. Como nos últimos anos, em que houve um aumento no registro de pessoas com o vírus.
Para evitar uma nova epidemia da doença na cidade, é importante a colaboração de toda a população.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes. É a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa, como é o caso da Covid-19.
Vacinação em Friburgo
Vacina bivalente está disponível em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/SES-RJ (Itamar Aguiar)
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a adesão à campanha de vacinação está baixa em Friburgo:
Considerando que 25.260 doses da bivalente foram aplicadas, isso representa apenas 15% da população friburguense.
A vacina bivalente garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de Covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron e da subvariante Éris.
Todos acima dos 18 anos podem e devem receber o imunizante em uma das Unidades Básicas de Saúde (Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo), das 8h às 16h30.
Já as crianças, podem receber a primeira, segunda e terceira dose às quartas, nos mesmos locais e horários.
Orientações e testagem em Friburgo
Algumas orientações devem ser seguidas para evitar a propagação da doença, como evitar visitar parentes e amigos enfermos ou acamados. Caso a pessoa esteja com sintomas gripais é importante usar máscara de proteção.
A testagem de detecção da doença acontece no laboratório do posto do Suspiro, às segundas, quartas, quintas e sextas, os testes são realizados das 8h às 15h.
Já as terças, das 10h às 15h, devido à rotina laboratorial deste dia.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas só devem procurar o Hospital Municipal Raul Sertã em caso de sintomas fortes, evitando a circulação no ambiente hospitalar. Na unidade, o teste só é realizado em casos graves.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.