MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Saiba a diferença entre isolamento social e quarentena

Medidas para enfrentar o covid-19, como a recomendação para ficar em casa, estão sendo tomadas em todo o estado do Rio de Janeiro

Por Letícia Medeiros
20/03/20 - 18:09
Saiba a diferença entre isolamento social e quarentena Isolamento social e quarentena têm significados distintos | Foto: Banco de Imagem

Com a pandemia do novo coronavírus se espalhando cada vez mais rápido pelo mundo, os países e seus estados têm tomado medidas de prevenção para conter o vírus e proteger a população. Algumas dessas recomendações são feitas por meio de isolamento social, enquanto outras já tomam mais urgência e são decretadas as quarentenas. Mas como saber em que estágio sua cidade, estado ou país está?

Quarentena

Apesar de terem como objetivo principal a diminuição de circulação de pessoas nas ruas e evitar aglomerações, de acordo com a Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado.

“Quarentena é um dos instrumentos jurídicos de proteção a áreas sensíveis e estratégicas e visa restringir, por determinado período, o exercício de atividades por quem exerceu funções específicas em instituições que atuam nessas áreas. Exemplo, no presente momento, as escolas (área de educação), os Tribunais de Justiça, os órgãos públicos e até mesmo empresas de iniciativa privada encontram-se em quarentena, haja vista que houve a suspensão de seus serviços por determinação legal dos Municípios, Estados e da União", explica Fernanda Monteiro, advogada – Conselheira e Presidente da Comissão da Infância e Juventude, Subsecção da OAB de Nova Friburgo.

Os riscos de se descumprir uma quarentena, além do alto contágio, incidem também na punição ou até detenção, de acordo com as Leis Municipais e Estaduais que estão sendo criadas e promulgadas por conta da crise do covid-19, ainda de acordo com a advogada.

Um modelo de quarentena tem sido a solução encontrada pela Itália para combater a crise do coronavírus que se instalou no país. Ainda assim, até a presente data, o país já acumula mais de 40 mil casos confirmados. A China, e recentemente Espanha e França, também adotaram a medida.

Isolamento social

A medida que está em vigor em quase todas as cidades do estado do Rio, é a do isolamento social.

“O isolamento social é o fenômeno que acontece quando um grupo de pessoas ou um indivíduo, involuntária ou voluntariamente, afasta-se de todos de seu convívio e evita o contato ou mesmo a interação, ou é privado pelos demais de ter contato ou de manter relações com esse grupo, sendo excluído do ambiente comum", informa a conselheira e presidente.

Ele pode ocorrer com pessoas que tenham, ou não, sintomas da doença. Em casos de suspeita do covid-19, os pacientes ficam em isolamento domiciliar dependendo do grau dos sintomas e da evolução. Pode também haver o isolamento dentro de hospitais, de rede pública ou privada.

Ainda de acordo com a norma do Ministério da Saúde, o isolamento terá um prazo de 14 dias. Esse é o tempo que o vírus pode levar para se manifestar no corpo do paciente. Esse tempo pode ser estendido, o que irá depender dos resultados dos exames para detectar a presença da doença.

Prevenção

Caso você precise frequentar ambientes públicos ou com aglomerações de pessoas, como acontece em transportes coletivos, a recomendação do Ministério da Saúde é que se tome medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e de preferência, que se utilize toalhas de papel para secá-las. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.