Prefeitura de Nova Friburgo confirma suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Raul Sertã
Prazo para retorno é “o mais breve possível”, diz governo municipal

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, confirmou que as cirurgias eletivas programadas para ocorrer nessa terça-feira, dia 2, no Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), estão suspensas.
De acordo com o governo municipal, o motivo foi a “falta de compressas cirúrgicas, que não foram enviadas pela empresa responsável”.
Sobre a possível falta de outros insumos na unidade, a prefeitura respondeu o seguinte:
Estão faltando apenas compressas cirúrgicas. Mas, como o HMRS trabalha de portas abertas, temos um estoque para a realização de cirurgias de urgência e emergência.
Ainda o segundo o Executivo, a empresa que faz a entrega desse material já foi notificada e “nada mais foi afetado”.
Denúncias que circulam pelas redes sociais indicam que o município teria conseguido materiais emprestados com a Prefeitura de Petrópolis.
Ao Portal Multiplix, o governo municipal confirmou um empréstimo, mas de outra cidade:
Recebemos empréstimo da Prefeitura de Teresópolis e o município devolverá o mesmo quantitativo quando a empresa fornecer o material.
Questionada sobre o prazo de retomada das cirurgias eletivas no hospital, a prefeitura afirmou que será “o mais breve possível”.
Outros problemas no Raul Sertã
Na manhã desta quarta-feira, 3, a equipe do Portal Multiplix esteve no Hospital Municipal Raul Sertã e constatou um grande número de pessoas à procura de atendimento médico.
Rayner Bastos, de 24 anos, por exemplo, tinha uma consulta agendada com um ortopedista, durante à tarde, para tratar do tornozelo quebrado, mas, quando chegou ao hospital, descobriu que a data foi alterada:
Eu estava com uma consulta marcada para dia 3, hoje, há um mês. Pediram para chegar com duas horas de antecedência. Eu moro há uma hora e meia do hospital, pra chegar aqui e ficar sabendo que só tem médico dia 18.
O paciente, que mora em São Lourenço, disse à reportagem que foi avisado apenas que “ele [o médico] trocou de horário”.
Perguntamos ao governo municipal sobre o procedimento feito em situações de alterações nos atendimentos, assim como esse, que respondeu o seguinte:
A Secretaria Municipal de Saúde desconhece a informação e esclarece que o ambulatório de ortopedia funciona normalmente nesta quarta-feira, 3 de abril. Esclarece ainda que os atendimentos agendados de ortopedia para pacientes de reavaliação pós-trauma acontecem de segunda a sexta-feira no ambulatório anexo ao Hospital Raul Sertã.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!