MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Friburgo divulga resumo de relatório sobre a Saúde no município

Relatório era promessa do atual secretário Marcelo Braune, quando assumiu cargo; acesso ao relatório não foi disponibilizado

Por Redação Multiplix
26/07/19 - 15:58
Prefeitura de Friburgo divulga resumo de relatório sobre a Saúde no município Intervenções e obras para melhoria do Hospital Raul Sertã já tiveram início | Foto: Gee Santos

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, divulgou, nesta sexta-feira, 26 de julho, um resumo do relatório técnico sobre a atual situação da Saúde no município. O documento, elaborado pelo vice-prefeito e atual secretário de Saúde, Marcelo Braune, ainda não está disponível para acesso da população.

Segundo publicação no site da prefeitura, os pontos fracos descobertos durante a elaboração do estudo e que devem ser enfrentados dizem respeito à descontinuidade de políticas públicas, à desvalorização do servidor, à infraestrutura sucateada e à necessidade de informatização da rede.

De acordo com o executivo, as principais ameaças para o desenvolvimento do trabalho na saúde municipal dizem respeito ao planejamento e gestão da pasta. A questão da infraestrutura e a tramitação de processos também aparecem como ameaças.

Segundo a prefeitura, os estudos identificaram como ponto forte a qualidade da equipe de base disponível na saúde pública. Entretanto, tal quadro, conforme o relatório do executivo, encontra-se “defasado, sobrecarregado, desmotivado e precisando de capacitação”.

Ao falar de oportunidades de melhoria para a pasta, a prefeitura, na nota divulgada, pontua:

“Uma maneira de promover a melhoria contínua, é por meio da criação e fortalecimento de comissões, mais planejamento, definição e cumprimento de um organograma e melhorando cada vez mais as condições de trabalho. Outra oportunidade visualizada é a promoção de capacitações para profissionais da pasta.”

Conforme publicado pela Prefeitura de Nova Friburgo, as ações a curto, médio e longo prazo, definidas como solução para a crise na saúde, são:

  • Melhoria da gestão de processos;

  • Aproximação com a base (funcionários e usuários da rede);

  • Mostrar as ações positivas realizadas pela rede de saúde;

  • Pesquisas junto à opinião pública;

  • Visitas regulares às unidades de saúde;

  • Criação de sistema de indicadores (que validem as melhorias pretendidas);

  • Informatização do estoque de medicamentos, insumos e materiais no geral;

  • Informatização do prontuário dos pacientes.

A Prefeitura de Nova Friburgo encerra a nota confirmando que a atual gestão da Secretaria de Saúde já deu início ao desenvolvimento dos trabalhos, destacando que o Hospital Municipal Raul Sertã está passando por intervenções e que há processo de licitação em fase final para compra de 596 equipamentos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.