MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo entra na última semana da campanha de multivacinação com baixa adesão

Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo aos pais para que vacinem seus filhos

Por Natalia Amorim
06/09/22 - 12:30
Nova Friburgo entra na última semana da campanha de multivacinação com baixa adesão O Ministério da Saúde afirma que mais de 7 milhões de crianças ainda não tomaram a vacina contra a pólio | Foto: Divulgação/Tomaz Silva (Agência Brasil)

O famoso Zé Gotinha parece ter sido abandonado pela criançada. Faltando menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação, que tem como foco principal a prevenção da poliomielite, apenas 34,4% do público-alvo foi imunizado.

A meta do Ministério da Saúde era chegar a 95% do público-alvo, ou seja, imunizar 11,5 milhões de crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. Entretanto, somente 3,9 milhões de doses foram aplicadas até o momento.

Sendo assim, mais da metade das crianças nessa faixa etária, que representa um total de 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina contra a paralisia infantil.

Essa é uma realidade que preocupa estados e municípios de todo o país, já que se trata de uma doença erradicada e que precisa de forte adesão para se manter desta forma.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, por exemplo, até o último balanço realizado pelas secretarias municipal e estadual de Saúde, no dia 26 do último mês, cerca de 53% das crianças tomaram a vacina VIP (injetável) contra pólio (1ª, 2ª e 3ª doses) e 48% tomaram a vacina VOP (oral) contra a pólio (1ª e 2ª doses de reforço).

Segundo a gestora da pasta, Nicole Cipriano, a baixa adesão à vacinação pode ser atribuída a diversos fatores, entre eles, a falsa percepção de parte da população sobre o desaparecimento de doenças e, consequentemente, a falsa compreensão de que não há necessidade de dar continuidade à imunização.

Nova Friburgo realizou durante o último mês a campanha de multivacinação do Ministério da Saúde e essa é a última semana para a conferência da caderneta em massa das crianças e adolescentes. O recado fica para todos os pais e responsáveis: não deixem de levar seus filhos para a atualização da caderneta vacinal, que é extremamente importante para o crescimento saudável dos nossos pequenos.

Veja o vídeo completo abaixo:

Outras vacinas

A cobertura vacinal de outras importantes vacinas também está abaixo das expectativas na cidade:

  • BCG: 67%

  • Febre amarela: 42%

  • Hepatite A: 50%

  • Tríplice viral D1: 65%

  • Tríplice viral D2: 48%

A secretaria acrescenta que a campanha contra a pólio e todas as demais vacinas de rotina continuarão sendo oferecidas para todas as idades, especialmente crianças e adolescentes, por tempo indeterminado.

A imunização acontece nas seguintes unidades:

(de segunda a sexta-feira, a partir das 8h)

  • Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro

  • Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria

  • Posto de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira

  • Posto de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo

  • Posto de Saúde Dr. Waldyr Costa, em Conselheiro Paulino

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.