MENU

Portal Multiplix

Nova Friburgo confirma o 5º caso de sarampo neste ano; outros 44 estão sob investigação

Confira os bairros e as faixas etárias dos diagnosticados com a doença

Por Redação Multiplix
12/02/20 - 15:36
Nova Friburgo confirma o 5º caso de sarampo neste ano; outros 44 estão sob investigação Casos de sarampo vêm se tornando uma constante nas cidades serranas | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo confirmou que houve o registro de mais um caso de sarampo na cidade da Região Serrana, chegando assim a cinco casos confirmados neste ano.

De acordo com o balanço divulgado pela pasta, dos 50 casos considerados suspeitos na cidade, além dos cinco confirmados, 44 estão em investigação epidemiológica e/ou laboratorial, além de um já descartado.

Ainda segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, entre os casos confirmados, quatro são de homens e um de mulher com as seguintes faixas etárias:

  • 10 a 19 anos: 1 caso
  • 20 a 29 anos: 1 caso
  • 30 a 39 anos: 2 casos
  • 40 a 49 anos: 1 caso

Os bairros dos diagnosticados são: Olaria (1), Cascatinha (1) Conselheiro Paulino (1), São Geraldo (1) e Centro (1).

Entre os casos suspeitos, estão 25 pessoas do sexo masculino e 19 do feminino com as seguintes faixas etárias:

  • Menor 1 ano – 4 casos
  • 1 a 4 anos – 2 casos
  • 5 a 9 anos – 0
  • 10 a 19 anos – 3 casos
  • 29 a 29 anos – 20 casos
  • 30 a 39 anos – 12 casos
  • 40 a 49 anos – 2 casos
  • 50 anos ou mais – 1 caso

Os bairros dos casos são: Varginha (2), Braunes (2), Catarcione (3), Jardim Ouro Preto (3), Cordoeira (1), Centro (3), Parque das Flores (1), Cônego (6), Jardim Califórnia (3), Olaria (7),Prado (1),Granja Mimosa (1), Parque São Clemente (1), São Geraldo (1), Rui Sanglard (1), Vila Guarani (1), Chácara do Paraiso (2), Conselheiro Paulino (2), Vila Nova (1), Jardinlândia (1) e Duas Pedras (1).

O que é o sarampo?

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso. Estima-se que 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença, que é transmitida através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás nas orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Dia D

Como forma de prevenção, no próximo sábado, dia 15 de janeiro, de 9h às 16h, em diversas Unidades Básicas de Saúde, será realizado um novo Dia D de vacinação contra a doença.

Seguindo a orientação do estado, esta campanha tem o objetivo de lembrar ao público-alvo, - crianças acima de 6 meses a pessoas com 59 anos - de atualizarem as cadernetas de vacinação

Campanha de vacinação

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo intensificou a vacinação contra o sarampo desde o mês de janeiro. A intensificação valerá até o dia 13 de março, segundo a prefeitura.

A vacina contra a doença está disponível na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas, das 8h às 16h.

De acordo com o Executivo, é importante que as pessoas levem a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas.

Para evitar filas, quem não tiver o cartão do SUS deve dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.