MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério do Trabalho faz 'Operação Raio-X' nesta quinta no Hospital Raul Sertã, em Friburgo

Objetivo foi verificar denúncias e medidas de adequação adotadas após autuações ocorridas anteriormente

Por Kessia Coutinho
22/02/24 - 11:27 | Atualizada em 22/02/24 - 16:19
Ministério do Trabalho faz 'Operação Raio-X' nesta quinta no Hospital Raul Sertã, em Friburgo 'Operação Raio-X' foi realizada nesta quinta-feira, 22, no Hospital Raul Sertã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estiveram nesta quinta-feira, 22, em Nova Friburgo, na Região Serrana, realizando a 'Operação Raio-X' no Hospital Municipal Raul Sertã.

A ação teve o objetivo de verificar denúncias e medidas de adequação adotadas após autuações ocorridas em fiscalizações anteriores.

Segundo informações da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), desde a última terça-feira, dia 20, os auditores fiscais de Nova Friburgo estão verificando as condições de trabalho dos empregados, incluindo terceirizados, que trabalham na instituição:

A operação, contida no Projeto de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde, foi impulsionada a partir de denúncias sobre irregularidades no Setor de Radiologia da unidade, tais como ausência de laudos de conformidade dos equipamentos de raio-X e o não fornecimento de equipamentos adequados de proteção individual.

Andréa Werneck, auditora fiscal da GRTE de Nova Friburgo, disse ao Portal Multiplix na manhã desta quinta-feira, 22, que algumas reuniões aconteceram na unidade:

Estamos em uma reunião com os representantes das empresas que prestam serviço aqui dentro. As terceirizadas são mais de dez empresas. Estamos alinhando o que cada empresa faz aqui dentro, como é que é a prestação de serviço, enfim.

Nos últimos anos, a unidade de saúde foi fiscalizada pelo MTE, sendo lavrados inúmeros autos de infração, motivados pela falta de manutenção das instalações destinadas aos empregados e o descumprimento das Normas de Segurança do Trabalho, conforme informou a Gerência Regional.

O nome 'Operação Raio-X' tem como base o foco principal da equipe de fiscalização, que é diagnosticar problemas internos que não são facilmente vistos de fora.

Auditores do MTE realizaram fiscalizações no Hospital Municipal Raul SertãAuditores do MTE realizaram fiscalizações no Hospital Municipal Raul Sertã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

No início da tarde, a reportagem do Portal Multiplix foi até o Hospital Municipal Raul Sertã e conversou com a equipe de auditores fiscais do MTE.

Durante a entrevista, Andréa Werneck explicou que esse é o segundo dia que a equipe esteve no hospital para fazer a verificação dos diversos setores:

A gente verifica a parte de legislação também, intervalo, descanso, o uso de equipamento de proteção e as normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalhador, abrangendo os trabalhadores do Raul Sertã e diversas empresas terceirizadas que têm aqui dentro, cerca de dez a 12 empresas, pelo menos até agora.

Andréa explicou qual foi a principal irregularidade encontrada na unidade:

O principal problema foi a falta do Programa de Gerenciamento de Risco, que mapeia todos os riscos existentes no ambiente do hospital, propõe soluções para atenuar esses riscos e monitora o acompanhamento dessas ações. Então, em quase todos os setores, a gente vê que não há essa adequação aos riscos. Isso se reflete não só nos profissionais que estão aqui trabalhando, como para a população que é atendida também.

Durante a visita, auditores encontraram algumas irregularidades na unidadeDurante a visita, auditores encontraram algumas irregularidades na unidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O auditor fiscal Julio Borges explicou que essa não foi a única irregularidade encontrada e que a visita foi acompanhada:

A gente viu desde falta de fornecimentos de EPI [Equipamentos de Proteção Individual], de vestimenta, alguns funcionários tendo que fazer suas vestimentas, falta de calçados. Existe o risco biológico, não só de levar daqui para dentro do lar do trabalhador, como de fora para dentro também. O técnico de segurança, engenheiro de segurança, e diretor-geral do hospital acompanharam toda a nossa fiscalização interna nos setores.

Geovânia Teixeira, que também é auditora fiscal e participou da fiscalização na unidade, disse que outras unidades de saúde passaram pela fiscalização. Ela ressalta que o mais importante é que ações sejam realizadas para mudar a situação atual do hospital:

Os outros hospitais da cidade já foram fiscalizados nessa mesma exigência de cumprimento da norma regulamentadora. É claro que as ações continuam, não só nos estabelecimentos públicos, como privados. O que a gente espera realmente aqui é que esse cumprimento tenha continuidade. A segurança do trabalho não se faz em uma ação, não se faz em um dia, não se faz com uma pessoa. O cumprimento das normas tem que ser todo dia. Preocupação interna, preocupação da gestão do hospital, da gestão de outros órgãos, de alguns públicos que também atuam no ramo da saúde. Se essa preocupação não entrar na ordem do dia, na preocupação do comprimento, a gente não tem um andamento que a gente gostaria.

A reportagem entrou em contato desde a manhã desta quinta, 22, com a Prefeitura de Nova Friburgo para ter um posicionamento do Executivo sobre a fiscalização e se houve adequações após as autuações anteriores, mas ainda aguarda respostas.

Problemas na área da saúde

Os problemas na saúde em Nova Friburgo são inúmeros e já foram noticiados pela reportagem ao longo dos últimos meses.

Questões como: a alta no número de óbitos, os problemas com equipamentos no Hospital Municipal Raul Sertã e a falta de pagamento de profissionais foram alguns dos assuntos denunciados no município.

No início deste ano, várias falhas no setor de raio-X do hospital foram relatadas. Exames foram paralisados, já que faltavam materiais. Funcionários alegavam precariedades do serviço.

Ainda em janeiro, foi realizada a troca de parte da administração municipal e a área de saúde ganhou um novo secretário, que fez uma avaliação do setor e falou sobre as ações que pretende fazer à frente do cargo.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.