MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministério da Saúde inclui gestantes e puérperas no grupo de risco do covid-19

Medida se baseia em estudos com outros tipos de vírus, como o da gripe, que as tornam mais suscetíveis à infecção

Por Redação Multiplix
13/04/20 - 11:08
Ministério da Saúde inclui gestantes e puérperas no grupo de risco do covid-19 Pacientes estão mais suscetíveis aos efeitos do coronavírus | Foto: Banco de Imagem

O grupo de risco do novo coronavírus agora inclui as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente e estão de resguardo). Essas informações foram passadas pelo Ministério da Saúde, já que essas mulheres estão mais suscetíveis aos efeitos do coronavírus e que a infecção evolua para um quadro mais grave.

Antes da mudança, apenas as gestantes de alto risco estavam no grupo de risco do covid-19. Mesmo com os estudos ainda inconclusivos sobre o perigo das grávidas e puérperas, o Ministério da Saúde optou por colocá-las no grupo devido à ação de outros vírus gripais já conhecidos.

A pasta diz ainda que as gestantes e puérperas estão mais vulneráveis as infecções e são inclusas nos grupos de risco do vírus da gripe e podem ser semelhantes à infecção do novo coronavírus, mesmo sem um estudo conclusivo e independente do histórico clínico dessas mulheres.

A inclusão das pacientes nesse grupo de risco do covid-19 é uma prevenção do Ministério da Saúde. Grávidas e puérperas também ficam com a imunidade mais baixa, tornando-as mais vulneráveis.

Mesmo assim, especialistas continuam insistindo para que as mulheres não interrompam as consultas de pré-natal e puerperal. Grávidas devem realizar todos os exames importantes para a segurança da gestação. A recomendação é redobrar os cuidados com a higienização, principalmente quando houver contato com o recém-nascido e evitar aglomerações durante a pandemia.

Todos devem evitar as visitas e o contato com outras pessoas. Os bebes não devem deixar de ser vacinados. A orientação é buscar levá-lo em um horário mais tranquilo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.