MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Maioria da população que depende do SUS é negra

Dados da ONU mostram impacto da desigualdade racial no país

Por Bernardo Fonseca
13/06/18 - 17:39
Maioria da população que depende do SUS é negra Dados da ONU mostram impacto da desigualdade racial no país. | Amanda Tinoco

Cerca de 80% da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) se autodeclara negra (preta e parda), segundo dados divulgados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Como comparação, pretos e pardos representam 55% (2017) da população brasileira, de acordo com o IBGE.

O resultado desse levantamento mostra um desequilíbrio entre negros e brancos no uso do sistema público de saúde. E os dados não param por aí. Mulheres negras com idade entre 10 e 49 anos são mais afetadas por mortes maternas causadas por doenças evitáveis, como hipertensão, hemorragia e infecção puerperal.

Outros números mostram que diabetes, hipertensão e doença falciforme estão entre as mais comuns nessa parcela de brasileiros e matam mais pessoas negras do que brancas.

A estatística que revela com maior precisão o impacto do racismo estrutural nessa parcela da população talvez seja a de que homicídios são a segunda causa de morte mais frequente para negros, enquanto para brancos é a quinta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.