MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ioga oferece benefícios para corpo e mente

Fortalecimento dos músculos, aumento da expectativa de vida e redução do estresse são algumas das vantagens

Por Daniel Cheles
15/10/18 - 14:47
Técnica milenar reduz o estresse no mundo moderno Técnica milenar da ioga reduz o estresse no mundo moderno. | Foto: Banco de Imagens

Em meio à correria do dia a dia, adultos e crianças são submetidos a uma rotina estressante e, muitas vezes, têm dificuldade para relaxar por alguns minutos. Uma forma de desacelerar o corpo é praticar ioga, técnica que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Os movimentos conectam o corpo e a mente por meio de um trabalho de respiração e exercícios fortes.

A meditação envolve aspectos físicos, emocionais e espirituais, com o objetivo de proporcionar bem-estar ao corpo e auxiliar na busca por um sentido de vida mais profundo. A prática constante leva a pessoa a um estado de harmonia, paz e serenidade, característicos do autoconhecimento e da integração com o mundo exterior.

Apesar de parecerem simples, os alongamentos são poderosos e oferecem uma série de benefícios, como melhoria da capacidade imunológica;aumento da concentração e da memória; maior flexibilidade e força nos músculos; bom humor e redução da depressão.

Ioga oferece benefícios para o corpo e para a mente.Ioga oferece benefícios para o corpo e para a mente. | Foto: Banco de Imagens

Outras vantagens da Ioga

- Músculos fortes:

Por envolver diversas partes do corpo, a técnica fortalece e alonga os músculos, beneficiando o esqueleto como um todo. Isto não acontece em outras modalidades, nas quais os músculos costumam ser trabalhados de forma isolada.

- Preocupação com o corpo

Quando as atividades viram rotina, o praticante consegue identificar os sinais mais evidentes de lesão muscular e, consequentemente, tem maior facilidade para controlar as situações de estresse. Além disso, a pessoa é capaz de perceber vícios de postura, como sentar ou andar com o abdômen projetado para a frente.

- Maior expectativa de vida

Para os adeptos da ioga, a passagem do tempo não é medida em anos, e sim, pela quantidade e qualidade das inspirações e expirações feitas ao longo da vida. Especialistas afirmam que quanto maior a capacidade respiratória de uma pessoa, menor o número de respirações a cada minuto.

De acordo com uma pesquisa do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein (SP), em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Escola de Medicina de Harvard (EUA), a prática da ioga ajuda, ainda, a prevenir transtornos comuns do envelhecimento, como a perda de memória e a dificuldade de atenção. O estudo avaliou o cérebro de 42 idosas com condições de saúde e idade semelhantes, metade delas era adepta da ioga há pelo menos oito anos.

- Mente tranquila

Na meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os incômodos causados pelos pensamentos ficam mais sutis. Quando existe um espaço entre um raciocínio e outro, chega-se a quietude. É como se a mente ficasse em silêncio e proporcionasse um alimento para a alma.

- Alívio de estresse

Manter o bom humor em dias agitados e conter a irritação nas horas em que você só quer fugir do mapa é complicado. Apesar da ioga não transformar a rotina numa calmaria plena, é bastante eficaz para ajudar a enfrentar situações difíceis.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.