MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital Raul Sertã, em Friburgo, passa por vistorias do MPRJ e da Vigilância Sanitária do estado

Foram verificados aspectos relacionados à gestão pessoal, insumos, condições gerais de equipamentos, entre outros

Por Alice Wandrofski
18/04/24 - 11:46 Atualizada em 19/04/24 - 17:26
Hospital Raul Sertã, em Friburgo, passa por vistorias do MPRJ e da Vigilância Sanitária do estado Inúmeros aspectos relacionados à gestão do hospital foram avaliados | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Hospital Municipal Raul Sertã passou por vistorias do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado nesta semana em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

As informações foram dadas ao Portal Multiplix pelo MPRJ, que confirmou a realização de uma inspeção na última terça-feira, 16, pela equipe técnica da vigilância estadual “nas principais dependências e serviços da unidade de saúde”.

Além disso, o órgão, por meio de técnicos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate/MPRJ), acompanhados do promotor de Justiça, realizou uma vistoria no hospital, nessa quarta-feira, 17.

A ação do Gate/MPRJ teve como objetivo complementar a fiscalização realizada pelo governo estadual no dia anterior, avaliando o seguinte:

Inúmeros aspectos relacionados à gestão do Hospital, incluindo questões como gestão de pessoal, insumos, protocolos de atendimento, indicadores de eficiência, triagem, condições gerais dos equipamentos, disponibilização de serviços e outros pontos conexos.

O Ministério Público informou que solicitou a realização da vistoria na unidade à Secretaria de Estado de Saúde, em “caráter de urgência e prioritário”.

O pedido ocorreu por meio da “2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, com base em recentes ouvidorias encaminhadas ao MPRJ, em reportagens veiculadas pela mídia local e também como desdobramento da fiscalização das obrigações impostas ao município em ação movida pelo MPRJ (processo nº 000654- 84.2019.8.19.0037)”.

Sobre os próximos passos dessa vistoria, o órgão informou que:

A promotoria aguardará, agora, os resultados das vistorias para avaliar as providências que serão futuramente adotadas, seja perante os gestores ou junto ao Poder Judiciário fluminense.

Entramos em contato com o governo estadual para ter mais detalhes sobre a inspeção realizada pela Vigilância Sanitária na terça, 16, mas ainda não tivemos retorno.

Também solicitamos um posicionamento da Prefeitura de Nova Friburgo sobre as duas ações no hospital nesta semana, que nos respondeu o seguinte:

Apesar de fazerem parte de uma mesma ação civil pública, as diligências atendem a momentos diferentes, sendo uma referente a questionamentos de 2019 e outra de 2022. A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Saúde, pelo subsecretário de Atenção Hospitalar e pelo diretor geral da unidade. Agora o Município aguarda o envio do relatório da vistoria para, a partir daí, seguir as orientações apontadas pelo órgão fiscalizador.

Problemas no Hospital Municipal Raul Sertã

O Hospital Municipal Raul Sertã tem sido alvo de críticas e, no início desse mês, o secretário municipal de Saúde conversou com o Portal Multiplix sobre o assunto.

Ainda em abril, as cirurgias eletivas na unidade chegaram a ser suspensas pela prefeitura por falta de compressas cirúrgicas.

Prefeito reconhece demora em atendimentos no hospital

Nessa quinta-feira, 18, o prefeito Johnny Maycon (PL) falou sobre as reclamações a respeito da demora no atendimento do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), em um vídeo publicado nas redes sociais.

O chefe do Executivo reconheceu a situação na principal unidade de saúde da cidade, “especialmente por conta dos casos de dengue”:

Infelizmente tem demorado [atendimento] muito, porque explodiu a demanda aqui na nossa cidade.

Na sequência, o prefeito explicou só na manhã dessa quinta-feira, 183 pessoas já tinham dado entrada no Raul Sertã e 243 pacientes estavam internados.

O esclarecimento foi feito após as vistorias da Vigilância Sanitária do Estado e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) no hospital em dois dias desta semana.

Ainda na publicação, Johnny Maycon disse que deu autorização para que os funcionários façam horas extras no hospital:

Nesse período, em caráter excepcional, a gente autorizou que se façam extras dentro do hospital para a gente conseguir também dar uma melhor assistência ao paciente.

Em números citados pelo chefe do Executivo, ele compara a quantidade de atendimentos no hospital entre abril inteiro de 2023 e os primeiros dias do mesmo mês neste ano:

No ano passado, a gente teve 7.402 atendimentos, uma média de 247 por dia. Nesse mês de abril, até ontem, dia 17, já foram 8.234 pessoas que deram entrada no Hospital Municipal Raul Sertã. Uma quantidade superior quando comparada com o mês inteiro do ano passado. Uma média de quase 500 pessoas por dia.

Johnny Maycon destacou que “a situação de dengue na nossa cidade só não se encontra no estágio pior, porque a gente tem tomado as ações enérgicas de prevenção de combate ao mosquito Aedes aegypti”.

O prefeito também trouxe números das visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias na cidade em 2019 e 2023:

Em 2019, antes da pandemia, a gente teve aproximadamente 21 mil visitas domiciliares. Só no ano passado, foram mais de 121 mil. Ou seja, cerca de 100 mil visitas domiciliares a mais.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.