MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo estadual e municípios da serra do RJ suspendem aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes

Medida foi tomada após recomendação da Anvisa e morte de uma mulher na capital fluminense

Por Matheus Oliveira
11/05/21 - 14:46
Governo estadual e municípios da serra do RJ suspendem aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes Aplicação de doses da vacina AstraZeneca foi suspensa pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro | Foto: Banco de Imagem

Após pedido emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota técnica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro suspendeu a aplicação de doses da vacina Oxford/AstraZeneca em gestantes nesta terça-feira, dia 11 de maio.

Além disso, nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, a aplicação também foi interrompida, de acordo com as prefeituras.

A suspensão das doses da vacina em gestantes ocorreu devido à morte de uma mulher grávida que tomou o imunizante na cidade do Rio de Janeiro.

Em nota enviada ao Portal Multiplix, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio ao estado e ao Ministério da Saúde. E que todos os dados serão analisados pelo Ministério da Saúde, a quem cabe a investigação de eventos adversos graves.

Em Nova Friburgo, onde a aplicação das doses deste grupo prioritário ocorre nesta semana, a prefeitura informou, por e-mail, que “acatou a recomendação e suspendeu a vacinação das gestantes. A partir de agora, o Executivo aguarda novo posicionamento e orientações da Anvisa e Ministério da Saúde quanto à imunização desse grupo. A vacinação dos demais públicos-alvo segue normalmente.”

Além disso, o poder público afirmou que as grávidas que já tomaram a primeira dose devem ficar atentas aos possíveis efeitos do imunizante, mas que não houve a constatação na cidade de nenhum evento adverso desta natureza. No caso de algum efeito, as gestantes devem procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Já a Prefeitura de Teresópolis informou, nesta terça-feira, que também resolveu suspender a vacinação de gestantes com a vacina Oxford/AstraZeneca.

“Os demais grupos prioritários continuarão sendo vacinados, conforme calendário municipal informado periodicamente nas mídias locais. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há nenhum relato de evento adverso pós-vacinal de gestantes em Teresópolis”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com a prefeitura, no momento, a cidade “conta apenas com remessa da vacina AstraZeneca para aplicação da 1ª dose e até a recomendação de suspensão pela Anvisa, as grávidas vinham sendo vacinadas, exclusivamente com indicação e orientação de seus médicos”.

Governo estadual

A Secretaria de Estado de Saúde recomendou que a vacinação das gestantes fosse suspensa nesta terça-feira, dia 11, no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está avaliando a necessidade de suspensão da vacinação em puérperas e emitirá um comunicado o mais breve possível.

A SES destaca que aguarda também orientações sobre a segunda dose das gestantes que receberam a vacina Oxford/AstraZeneca. A princípio, neste momento, a aplicação da segunda dose também está suspensa.

Anvisa

A nota técnica da Anvisa pedindo a suspensão do uso das doses da AstraZeneca em gestantes foi emitida na noite da última segunda-feira, 10, e indicava que “a bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país".

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica”, afirmou a agência.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.